Lembra que algumas temporadas atrás os fãs da Premier League discutiam seriamente sobre qual ponta era melhor: Salah ou Hazard? Em 2025, essa comparação parece ridícula. Você pode até não acreditar, mas o egípcio tem mais partidas com um gol e uma assistência (11) em 28 rodadas da temporada 24/25 do que o belga em TODA a sua carreira.
O atacante do Liverpool é agora indiscutivelmente o melhor jogador de futebol do mundo. A Bola de Ouro só pode ser perdida se os Reds fracassarem miseravelmente na Liga dos Campeões. Pense só nesses números: em 28 partidas na atual temporada da Premier League, ele marcou 25 gols e deu 17 assistências: estatísticas do nível de Messi e Ronaldo no auge.
O desempenho incrível de Salah deixou o Liverpool no topo da tabela da Premier League, 13 pontos à frente do rival mais próximo. Mas, devido à sua modéstia natural e à falta de exposição na mídia, alguns fãs ainda não conseguem admitir que Mohamed é um dos melhores jogadores da história da Premier League… e até o final da temporada, ele pode até se livrar do prefixo “one of”.
Hoje lembramos das lendas do campeonato inglês, que Salah já superou (três meses antes da última rodada) em termos de pontuação em uma temporada.
Contente
Links rápidos
- Cristiano Ronaldo
- Harry Kane
- Sergio Agüero
- Robin van Persie
- Didier Drogba
- Wayne Rooney
- Quem Salah deve ultrapassar antes do final da temporada?
Cristiano Ronaldo
Gostaria de começar com o nome mais famoso da nossa lista. Já posso sentir a raiva dos fãs de Cristiano, mas é difícil discordar das estatísticas – Salah é um jogador significativamente mais produtivo do que Cristiano, se estivermos falando especificamente sobre o sucesso na Premier League.
Mas primeiro as coisas mais importantes: Ronaldo ganhou merecidamente sua primeira Bola de Ouro depois de uma temporada fenomenal de 2007/2008. Naquele ano, o português ajudou o Manchester United a vencer a Liga dos Campeões e o título da Premier League. Na Premier League, Ronaldo marcou 31 gols e deu seis assistências.
Os números são legais, mas vale lembrar que Salah superou esse número em sua primeira temporada no Liverpool (32+10 na temporada 17/18). O que podemos dizer sobre a situação atual, quando Mo está reescrevendo a história da liga com seu desempenho fenomenal? Em maio, Salah provavelmente alcançará a marca de 31 gols novamente e, em termos de assistências, ele já está quase três vezes à frente do jovem Cristiano.
Bem, se você acha que essas estatísticas estão fora de contexto, aqui estão os números de Ronaldo em todos os torneios da temporada 2007/2008: 42 gols e 7 assistências.
Salah (considerando todas as competições da atual temporada) já soma mais de 50 ações efetivas – 30 gols e 22 assistências… e pela frente ainda tem a final da Copa da Liga, 11 jogos na Premier League e pelo menos dois jogos na Liga dos Campeões!
Harry Kane
O capitão da Inglaterra é um adversário digno de Salah no contexto do nosso artigo, já que Kane é um dos quatro jogadores na história da Premier League que conseguiu liderar tanto a tabela de gols quanto a de assistências na mesma temporada. Foi o que aconteceu no sorteio da temporada 2020/2021, quando o atacante marcou 23 gols e deu 14 assistências.
As estatísticas são boas, mas, novamente, não para o auge de Mo Salah, que já em março está à frente de Kane tanto em gols marcados quanto em assistências.
Em termos de números, a temporada 20/21 da Premier League foi a melhor de Kane no futebol inglês, e ele fez sua estreia no Bayern no ano passado, estabelecendo um recorde pessoal de 44 gols na Bundesliga (36 gols e oito assistências). Salah agora precisa de apenas três gols e assistências para atingir esses números nesta temporada, mas em uma Premier League muito mais competitiva.
Sergio Agüero
Salah precisa marcar mais três gols nesta temporada para ultrapassar o artilheiro do Manchester City na Premier League. Além do argentino, Mohamed (182 gols) está atrás de Andy Cole (187), Wayne Rooney (208), Harry Kane (213) e Alan Shearer (260) na classificação geral.
Agüero conquistou cinco títulos da Premier League e foi um jogador importante no Manchester City por muito tempo. Mas nenhuma das dez temporadas do argentino na Inglaterra foi tão produtiva quanto a atual de Salah.
Mohamed já quase igualou o recorde de gols de Agüero na Premier League (26 em 2014/15) e já dobrou suas assistências.
Robin van Persie
Alex Ferguson, no comando do Manchester United, sempre teve à disposição um atacante de ponta, capaz de finalizar suas chances com compostura. Quando se trata da fase final do SAF no clube, a primeira pessoa que vem à mente é Robin van Persie. O holandês mostrou um futebol consistente tanto no Arsenal quanto nos Red Devils.
Robin atingiu seu auge com os Mancunians na temporada 2012/2013, ajudando o Manchester United a garantir o título da Premier League quatro jogos antes do final. Naquela temporada, o holandês marcou 26 gols e ganhou a Chuteira de Ouro. Ele também deu nove assistências para seus companheiros de equipe.
Esses números são realmente impressionantes, mas se voltarmos para março de 2025, veremos que Salah está a apenas um gol de igualar a contagem de gols de Van Persie, e ele já tem mais oito assistências.
Também podemos lembrar dos sucessos do holandês no Arsenal, mas Salah também estava à frente de Van Persie aqui. 30+10 é o melhor desempenho de Robin pelos Gunners.
Didier Drogba
De toda a nossa lista, Drogba provavelmente é o que melhor se encaixa na descrição de um clássico “número nove”. Portanto, pode parecer que levar em conta seus números de assistências não é totalmente correto, mas isso é apenas um estereótipo. Por exemplo, na temporada 2005/2006, quando os Blues conquistaram o título, o marfinense se tornou o maior fornecedor de assistências da Premier League, com 12 assistências, e Drogba tem um total de 55 assistências na Premier League — mais do que jogadores como Juan Mata ou Mesut Ozil.
Bem, a melhor temporada de Drogba foi 2009/2010: ele esteve envolvido em 39 gols (29 gols marcados e 10 assistências) dos 103 que o time de Carlo Ancelotti marcou naquele campeonato. Mas mesmo isso é três a menos do que Salah tem em 28 rounds…
Wayne Rooney
Rooney é o terceiro maior artilheiro da Premier League, o quarto maior responsável por assistências e um dos maiores jogadores da história do Manchester United e do futebol inglês como um todo. No entanto, Salah conseguiu ficar à frente até dele.
A propósito, um fato interessante é que a lenda do Manchester United nunca ganhou a Chuteira de Ouro da Premier League, apesar de ter ultrapassado duas vezes a marca de 20 gols em uma temporada: em 2009/2010 ele marcou 26 gols, e em 2011/2012 – 27. Mas em ambos os casos, Wayne teve azar – ele foi derrotado por Drogba e van Persie, respectivamente.
Mas voltemos à nossa pergunta. Na temporada 2011/2012, quando Rooney marcou 27 gols, ele também deu 5 assistências. Fazemos as contas e chegamos ao seguinte resultado: em sua melhor temporada em termos de pontuação, Rooney está dez pontos atrás de Salah no sistema gol + passe, e o egípcio ainda tem 10 partidas na reserva. A constatação desse fato é, de certa forma, simplesmente chocante.
Quem Salah deve ultrapassar antes do final da temporada?
A temporada de Mohamed certamente entrará para o hall da fama do futebol inglês, mas o egípcio tem chance de transformar esta temporada da Premier League em uma temporada recorde?
Primeiro, Salah deve quebrar seu próprio recorde (42 gols na temporada 17/18), seguido por outra estrela do Liverpool, Luis Suarez, que tem um gol a mais. Não deve ser problema para Mo superar Haaland e o lendário Henry (44 gols e assistências). Isso provavelmente acontecerá antes do final de março.
Bem, no topo deste ranking estão Andy Cole e Alan Shearer. Os dois atacantes (do Newcastle e do Blackburn, respectivamente) dividem a liderança com 47 assistências. Vale ressaltar, no entanto, que ambos os strikers estabeleceram o recorde na era dos 44 rounds, não nos atuais 38.
Salah está atualmente a caminho de marcar 61 pontos em maio…
www.ua-football.com