A campeã olímpica de Paris 2024 e número 8 do mundo, Zheng Qingwen, comentou sobre os relatos de que as 20 melhores jogadoras da ATP e da WTA escreveram uma carta aos organizadores dos torneios do Grand Slam exigindo um aumento no prêmio em dinheiro
O tenista chinês, que é um dos atletas mais bem pagos do mundo, apoiou uma medida para aumentar a parcela do prêmio em dinheiro para os tenistas, enfatizando a importância de tais mudanças para os jogadores fora dos principais rankings.
“Acredito que todos os tenistas se beneficiarão disso, não apenas os melhores”, disse o jogador de 22 anos. – Especialmente aqueles que trabalham duro durante anos e deveriam ser pagos decentemente por se apresentarem em torneios do Grand Slam. Eles precisam sobreviver, precisam pagar um bom time para ter uma chance de ganhar jogos. Então acho que é um passo muito positivo.”
Zheng, que está em quarto lugar na lista das atletas femininas mais bem pagas em 2024, segundo o Sportico, citou o basquete como exemplo:
“Se você olhar como as coisas estão no basquete, é uma divisão 50/50. Nós, jogadores, realmente trabalhamos duro. Eu sei quanto trabalho foi feito para chegar a esse nível. Então, acho que é justo.”
A jogadora chinesa disse que ouviu pela primeira vez a ideia de aumentar a parcela do prêmio em dinheiro de Victoria Azarenka, que faz parte do conselho de jogadoras da WTA.
“No começo, pensei que seria difícil implementar. Mas, surpreendentemente, eles ainda conseguiram fazer isso”, Zheng acrescentou. “Falei com meu empresário e achamos que será um benefício real para todos os tenistas. Eu realmente acredito que mesmo quando você está em 100º lugar no ranking mundial, você precisa de um bom time para progredir. E para isso você precisa ser capaz de pagar por isso.”
Quando perguntado se as grandes ligas ouviriam os jogadores, Zheng respondeu:
“Não sei disso. Fazemos o que podemos. E então veremos o que os “deuses” e os torneios decidem. Mas pelo menos tentamos.”
btu.org.ua