O banco pode exigir explicações e documentos comprobatórios para realizar a transação.
Os bancos ucranianos podem interromper transações nas contas de seus clientes se grandes quantias forem recebidas nelas. Tais transações exigem explicações e documentos que confirmem a legalidade da origem dos fundos.
A primeira vice-chefe do Banco Nacional da Ucrânia, Kateryna Rozhkova, falou sobre isso em uma entrevista ao “We Are Ukraine”.
Segundo ela, alguns empreendedores usam contas para pessoas físicas, em vez de registrar contas para proprietários únicos, para evitar o pagamento de impostos.
Então, algum dinheiro começa a entrar nessa conta individual, e o banco não entender de onde vem. Se você não trabalha em lugar nenhum, ou trabalha e seu salário oficial é mínimo, nesses casos os bancos realmente param as operações e exigem explicações e documentos comprobatórios”, disse Rozhkova.
Ela enfatizou que isso é “uma história de vida constante”.
“Então o empresário tenta ganhar mais e gastar menos, para ter um lucro maior, e o estado quer que o empresário compartilhe. E nisso há uma busca constante por justiça. Parece-me que agora não é o momento de procurar justiça”, acrescentou o vice-chefe do NBU.
Recorde-se que o NBU assegura que dispõe de instrumentos e recursos suficientes para manter a estabilidade do mercado cambial na Ucrânia.