O Banco Nacional planeja atrelar a taxa de câmbio da hryvnia ao euro em vez do dólar. forte>
O Banco Nacional da Ucrânia planeja substituir a moeda de câmbio – em vez do dólar, esse papel será desempenhado pelo euro. Mas para os ucranianos comuns, essa transição, como o NBU promete, acontecerá lenta e imperceptivelmente. No entanto, prazos específicos para a implementação desta etapa importante ainda não foram anunciados.
A primeira vice-chefe do NBU, Kateryna Rozhkova, falou sobre isso em uma entrevista ao canal “Nós somos a Ucrânia”.
De acordo com Rozhkova, nas condições da lei marcial não é o momento de abandonar o dólar em favor de atrelar a taxa de câmbio à moeda da UE.
“Agora, em um período de desafios, principalmente relacionado com a guerra, que em si é um choque para a economia, este pode não ser o melhor momento. .. Evitaremos quaisquer choques”, observou o vice-chefe do NBU.
Ao mesmo tempo, Rozhkova observou que a transição do mecanismo de formação da taxa de câmbio da hryvnia do dólar para o euro será benéfica para a economia ucraniana. Este também será mais um passo em direção à integração europeia e sublinhará a intenção da Ucrânia de se tornar um membro pleno da UE.
“Considerando o nosso curso em direção à comunidade europeia, esta é definitivamente uma realidade que acontecerá. Se nós querem fazer parte da União Europeia, ter acesso aos seus mercados como exportadores, como importadores, é claro que temos de estar ligados à moeda em que a maioria das transações são realizadas. Portanto, este é um futuro inevitável. Como é o nosso adesão à UE”, enfatizou.
Ekaterina Rozhkova esclareceu que datas específicas para a alteração da moeda de fixação da taxa de câmbio não estão sendo discutidas.
“Quando e como [isso acontecerá – ed.] é outra questão”, concluiu o primeiro vice-chefe do NBU.
Lembremos que o NBU garante que possui instrumentos e recursos suficientes para manter a estabilidade do mercado de câmbio na Ucrânia. Não há escassez de moeda nem demanda urgente por moeda estrangeira.