Vinculando a hryvnia ao euro: um especialista explicou como isso afetará os ucranianos

Quase todas as transações são feitas em hryvnia – isso é mais de 99%.

A vinculação da taxa de câmbio da hryvnia ao euro não afetará os cidadãos comuns, uma vez que eles realizam a grande maioria de suas transações na moeda nacional. Por sua vez, tal transição simplificará o trabalho dos sujeitos da atividade econômica estrangeira.

Isso foi relatado por Oleg Pendzin, membro do Clube de Discussão Econômica, relata “KIEV24”.

“Não estamos falando sobre substituir o sistema monetário. Não se trata do fato de que apenas o euro circulará na Ucrânia. Trata-se da paridade. Hoje estamos atrelados ao dólar. A reatrelação da moeda é um processo muito longo processo de longo prazo. Para os cidadãos comuns, nada mudará de forma alguma”, disse ele. p>

Lembramos que a Ucrânia planeja substituir o dólar pelo euro, em particular, para formar a taxa de câmbio da hryvnia. Ao mesmo tempo, eles prometem tornar a transição suave, quase imperceptível. Mas as datas específicas para a implementação dessas mudanças ainda são desconhecidas.

De acordo com o NBU, o crescimento da taxa de câmbio do dólar na Ucrânia e, consequentemente, o enfraquecimento da hryvnia são devidos a fatores sazonais, e as flutuações em si são insignificantes e não afetarão o mercado de câmbio.

tsn.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *