Os preços ao consumidor estão crescendo mais rápido do que o Banco Nacional esperava.
Os preços na Ucrânia só vão aumentar. Em particular, o leite está a tornar-se mais caro devido à escassez e a manteiga já é difícil de encontrar por menos de 100 hryvnia.
Isto foi relatado por Larisa Guk, uma especialista em agricultura no centro de informação e análise “PERSPECTIVA AGRO”.
Segundo seus dados, os seguintes produtos não terão aumento de preço:
- pão, especialmente produtos assados frescos e lavash
- trigo sarraceno
- cenouras
- batatas
- repolho
O preço dos ovos de galinha , pelo contrário, está caindo. O especialista atribuiu isso à falta de demanda ativa e ao prazo de validade limitado.
O especialista também observou que os preços ao consumidor estão crescendo mais rápido do que o Banco Nacional esperava.
“Vegetais, frutas , açúcar, óleo vegetal e farinha estavam em risco porque são necessários diariamente. Ao mesmo tempo, o poder de compra está diminuindo, então a demanda por produtos básicos está crescendo”, ela explicou.
Lembre-se que a a inflação na Ucrânia cresceu 12% no ano passado, incluindo 1,4% em dezembro (em comparação com o mês anterior). Isso é evidenciado por dados do Serviço Estadual de Estatística.
Os preços de alimentos, moradia e serviços comunitários, educação e saúde aumentaram em 2024, mas os preços de roupas e calçados diminuíram. Economistas dizem que fatores globais desempenharam um papel significativo.