Os bancos determinarão os ativos não produtivos de acordo com as mudanças introduzidas.
O Banco Nacional introduziu novos requisitos para identificação de empréstimos inadimplentes em bancos. O regulador anunciou uma atualização de suas abordagens para definir e divulgar informações sobre o nível de empréstimos não produtivos.
Isso é afirmado em uma declaração do Banco Nacional.
“Os bancos irão definir ativos não produtivos de acordo com as alterações introduzidas no Regulamento sobre a organização do processo de gestão de ativos problemáticos em bancos ucranianos, que entrou em vigor no início de 2025”, diz o relatório.
De acordo com para o documento, os ativos não produtivos do banco, além daqueles que apresentam sinais de inadimplência, incluirão ativos financeiros depreciados adquiridos ou criados, bem como ativos reestruturados com pagamentos em atraso há mais de 30 dias.
No entanto, as alterações introduzidas não afetarão o volume de empréstimos não produtivos nos bancos.
O NBU também atualizou os requisitos para os bancos publicarem informações sobre as suas atividades de indicadores, o que levará à transparência dos dados sobre o nível de empréstimos não produtivos.
Lembre-se de que Nacional O Banco da Ucrânia estabeleceu um limite temporário – de seis meses – para transferências de cartão para cartão por indivíduos (também conhecidas como P2P ou C2C).