Espera-se que o número de transações de terras continue a crescer em 2025.
strong>
O mercado de terras na Ucrânia continua a mostrar um crescimento dinâmico em 2025. O custo médio por hectare já atingiu 1,5 – 2,5 mil dólares, e o número de transações está aumentando constantemente. Os principais fatores neste processo são a entrada ativa de pessoas jurídicas no mercado e as expectativas dos acionistas por maior crescimento de preços.
Isso é relatado no site AgroReview.
Como o mercado de terras está se desenvolvendo?
< p>A reforma agrária na Ucrânia ocorreu em etapas graduais:
- desde julho de 2021, apenas indivíduos podiam comprar terras, e apenas de outros indivíduos;< /li>
- desde janeiro de 2024, as pessoas jurídicas passaram a ter acesso ao mercado de terras, o que aumentou drasticamente o número de transações;
- restrições: pessoas físicas e jurídicas não podem possuir mais de 10 mil hectares de terra.
>
A guerra também afetou o mercado de terras. Assim, em 2022, devido ao encerramento temporário dos registos, a atividade diminuiu significativamente, mas já em 2023 a situação começou a estabilizar. Em 2024, foram concluídas 146.513 transações, o que representa 34% a mais que no ano anterior.
Por que o mercado ficou mais ativo?
Entidades legais tiveram a oportunidade de comprar terras, o que aumentou a concorrência.
A atividade empresarial está se recuperando gradualmente, apesar da difícil situação econômica. Desde 2021, 396.429 transações foram concluídas na Ucrânia para uma área de 877.805 hectares. No entanto, a nível nacional, isto representa apenas 4% do fundo total de terras, o que indica a actividade contida dos agricultores.
O aumento dos preços encoraja os proprietários de terras a manterem as suas terras, à espera de ofertas ainda mais favoráveis.
O que influencia o preço da terra?
O custo de um hectare é determinado por vários fatores-chave:
- Fertilidade do solo (bonitet) – quanto maior a qualidade da terra, quanto mais caro for.
- A política de propriedades agrícolas na região – algumas empresas compram terras, outras as alugam.
- Localização – terras perto de rodovias, cidades ou áreas de lazer são significativamente mais caro.
Preços de terrenos na Ucrânia
Hoje, o valor médio de mercado de um hectare na Ucrânia é de 1,5 a 2,5 mil dólares, embora as estimativas oficiais possam ser significativamente menores. Por exemplo:
- Na região de Rivne, a avaliação padrão é de 27 mil UAH/ha, a avaliação de mercado é de 49.400 UAH/ha e a avaliação real é de 60-80 mil UAH/ha.
- Na Europa, o preço médio por hectare é de US$ 10.000, embora na Ucrânia, lotes individuais também sejam vendidos a preços semelhantes.
Devido à elevada carga fiscal, muitos vendedores concordam em concluir transações com a avaliação mínima permitida (avaliação monetária padrão – NMV), o que distorce a imagem real do mercado.
O que acontecerá ao mercado fundiário em 2025?
Espera-se que em 2025 o número de transações continue a crescer, os preços se aproximem dos indicadores de mercado e a demanda por parte de pessoas jurídicas permaneça elevada.
No entanto, a falta o controle estatal sobre a avaliação do valor da terra cria riscos, em particular, de subestimação dos preços reais e perda do orçamento devido a impostos não pagos.
Em geral, o mercado de terras na Ucrânia continua a evoluir, e 2025 pode se tornar um ponto de viragem na formação de preços e mecanismos transparentes para a compra e venda de terras agrícolas.
A propósito, vender um apartamento em 2025 na Ucrânia será um teste difícil devido aos novos impostos e crescimento preços.
Leia também:
- Aluguel de apartamentos na Ucrânia: como os preços mudaram nos últimos seis meses
- A taxa de câmbio do dólar na Ucrânia voltará a 20 ou 30 hryvnia: a resposta de um economista?
- Preços dos alimentos na Ucrânia: o que aguarda os compradores em fevereiro e março