Há tantas dicas para perder peso por aí que é estonteante. Alguns dizem que é importante se exercitar mais, outros pedem para mudar para uma dieta mediterrânea. Algumas pessoas aconselham comer mais fibras, pois elas são boas para o intestino. WomanEL relata isso com referência ao Home For You. Bom, o conselho é realmente bom. Mas e se não funcionar para você? Acontece que há algo que você precisa fazer: aprender a abafar o barulho da comida.

Contente O que exatamente é ruído alimentar? Por que o ruído da comida ocorre Como silenciar o ruído da comida sem medicamentos: 5 segredos

Não pensamos nisso, mas todos os dias buscamos comida, mesmo que não precisemos. Por exemplo, você está fantasiando sobre uma fatia de cheesecake enquanto seu chefe fala monotonamente durante uma reunião no Zoom durante o almoço. Ou você devora pizza enquanto assiste TV distraidamente, quando nem está com muita fome. Se isso lhe parece familiar, você veio ao lugar certo.

O que é ruído alimentar?

Compulsões alimentares não são um termo médico, mas uma expressão coloquial frequentemente usada para descrever pensamentos obsessivos relacionados a comida, alimentação, dieta, fome e/ou calorias. “Fobia alimentar é o pensamento constante sobre comida ou preocupação com comida que interfere na vida de uma pessoa”, diz a endocrinologista Rekha Kumar.

Embora não seja exatamente um conceito novo, o burburinho e as conversas sobre comida atingiram um ponto crítico ultimamente. Isso se deve em grande parte ao surgimento de antagonistas do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1), como o medicamento para perda de peso Wegovy e o medicamento para diabetes Ozempic. Dizem que eles reduzem significativamente o ruído dos alimentos.

Mas os medicamentos GLP-1 são a única maneira de abafar o ruído da comida? É possível obter o mesmo efeito sem medicação?

Por que ocorre o ruído da comida?

Em um nível macro, o ruído da comida é provavelmente um subproduto da nossa evolução como espécie, diz o Dr. Kumar. “É uma adaptação de sobrevivência em que as pessoas pensam em comida e planejam a próxima refeição”, explica ela. “Nossa biologia não é diferente do que era há milhares de anos, quando a comida era escassa.”

A insegurança alimentar pode não ser um problema para todos hoje, mas o impulso permanece. Em um nível baixo, esse ruído alimentar é importante. Ela nos lembra que precisamos comer para sobreviver. Mas em grandes volumes, combinado com fácil acesso a alimentos processados (e muitas vezes nutritivos), pode nos deixar insatisfeitos e com vontade de mais.

No nível micro, há muitos fatores que podem influenciar o ruído durante a alimentação. Por exemplo, a genética pode desempenhar um papel, diz o Dr. Kumar. Além disso, hábitos e atitudes em relação à comida incutidos em nós na infância podem ter um impacto, diz a psicóloga Jennifer VanBeck. “Você cresceu em uma casa onde havia exemplos de alimentação saudável? Você cresceu em uma casa onde havia dinheiro para comprar frutas e vegetais? Conforme você se torna adulto, se não estiver fornecendo ao seu corpo a nutrição de que ele precisa, você corre um risco muito maior de sentir desejos e compulsões alimentares.”

Ambos os especialistas dizem que há uma forte ligação entre transtornos alimentares e distúrbios alimentares, já que a alimentação restritiva pode ser uma causa de distúrbios alimentares. Outros fatores de risco podem incluir hora do dia, falta de sono, estresse e atividade física, de acordo com o periódico Nutrients.

Como bloquear o ruído da comida sem medicamentos: 5 segredos

Anote seus hábitos alimentares para entender por que você busca comida sem pensar. Fonte: freepik.com

Ambos os especialistas concordam que é possível reduzir o ruído dos alimentos naturalmente, sem o uso de medicamentos. Saiba que isso provavelmente não acontecerá imediatamente ou sem algum esforço para mudar hábitos e pensamentos existentes:

  1. Comece o seu dia com proteínas, gorduras saudáveis e fibras. A saciedade é o primeiro e mais fácil passo para abafar o ruído da comida. Consuma sua dose de proteína e certifique-se de que sua dieta não seja muito pobre em gordura.
  2. Rastreie gatilhos. Anote em um diário ou no aplicativo Notas do seu telefone quando eles ouvirem um barulho de comida e o que aconteceu imediatamente antes. Você teve algum fator de estresse? Depois de conhecer seus gatilhos, você pode tentar evitá-los (se possível) ou encontrar outras maneiras de gerenciar os pensamentos, sentimentos e ações que surgem deles.
  3. Pratique a alimentação consciente. Preste atenção ao processo de alimentação e esteja presente em seu corpo. Hábitos alimentares conscientes podem incluir comer devagar, escolher alimentos ricos em nutrientes, largar o garfo entre as mordidas, desligar a TV ou guardar o telefone. Pergunte-se também perguntas como: “Estou satisfeito?” e “Estou comendo porque estou com raiva ou entediado?”
  4. Delicie-se com o barulho da comida, mas com restrições. Se o barulho da comida ficar muito alto e o desejo por cheesecake for muito forte, Vanbeck sugere que você se permita comer o doce, mas com uma ressalva. Você tem que sentar à mesa, sem telefone, sem jornal, sem revista, nem mesmo comer com outras pessoas. Sente-se e coma sua comida. A maioria das pessoas inevitavelmente ficará entediada com isso, diz VanBeck.
  5. Mova seu corpo. Como muitos outros problemas na vida, uma curta caminhada ou passeio de bicicleta pode proporcionar algum alívio quando se trata de barulho de comida. Isso ocorre porque o exercício libera endorfinas naturais, hormônios que melhoram o humor e reduzem a fome.

Conclusão? Barulho de comida não é incomum hoje em dia. Pode fazer você ganhar peso ou sabotar suas tentativas de perder peso. Felizmente, manter um diário alimentar, praticar exercícios e comer bem pode ajudar a abafar o barulho da comida.

Você perdeu peso, mas ele continua voltando? Por que isso está acontecendo? E como lidar com isso? Siga o link para descobrir.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *