O feedback dos funcionários é uma ferramenta incrivelmente poderosa. Quando feito corretamente, pode desenvolver as pessoas da sua organização, aumentar a confiança e a comunicação e fortalecer os laços entre funcionários e líderes. Quer aprender como dar feedback corretamente no trabalho? Você está no caminho certo, pois muitos evitam fazer isso por medo de serem ofendidos.
ConteúdoTipos de feedback dos funcionáriosOs benefícios do feedback no trabalhoComo dar feedback corretamente no trabalho: dicas para gerentes e executivos
WomanEL compartilhará com você dicas que ajudarão seus funcionários a trabalhar melhor. Você também aprenderá por que o feedback é útil em geral.
Tipos de feedback com funcionários
O feedback vive em um amplo espectro! Ele vem de muitas formas, desde o incentivo à positividade por meio de feedback construtivo até a liderança astuta de feedback construtivo. Ao compreender os diferentes tipos de feedback dos funcionários, os gerentes podem orientar de forma mais eficaz as conversas com suas equipes.
- Feedback positivo. Fornecer feedback positivo é fundamental para manter relacionamentos saudáveis com os membros da equipe. O feedback positivo reconhece o excelente desempenho dos funcionários e as suas contribuições significativas para o trabalho em equipe, demonstrando melhorias significativas nas habilidades técnicas e interpessoais. O feedback positivo também pode ser usado para comemorar realizações e marcos importantes dos funcionários, como aniversários de trabalho.
- Feedback construtivo. Ao contrário do feedback positivo, dar feedback construtivo (às vezes chamado de feedback negativo) pode parecer um pouco mais difícil. A abordagem deve ser mais meticulosa, ponderada e prática. Tanto os gestores como os funcionários devem lembrar-se de que o objetivo do feedback construtivo é apoiar o desenvolvimento profissional.
- Feedback contínuo/regular. Às vezes, nem as situações positivas nem as negativas precisam de feedback. O feedback regular pode ser um meio de apoio e compreensão mútua, além de fortalecer os vínculos entre colaboradores e gestores em momentos de elogios e críticas construtivas. O feedback regular envolve comunicação consistente, criando diálogo, reflexão e oportunidades de melhoria. O feedback regular ajuda os funcionários a definir expectativas, obter clareza e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.
Benefícios do feedback no trabalho
Como dar feedback no trabalho: dicas para gestores e executivos
Aqui estão algumas dicas sobre como dar feedback de forma construtiva. Algumas delas são fornecidas pelo psicólogo Adam Grant:
- Use o modelo situação-comportamento-influência. Descreva a situação específica em que o comportamento ocorreu. li>Não faça elogios no final ou no começo para amenizar o “golpe”. Embora muitos de nós gostemos de começar com um elogio e terminar com uma nota alta (positiva), se você colocar a negatividade dentro de si, ela pode se perder no chamado “sanduíche de feedback”. Por que? Muitas vezes nos lembramos da primeira e da última coisa que ouvimos em uma conversa. Demonstre profunda empatia. Fornecer feedback que revele uma grande lacuna no autoconhecimento requer sensibilidade especial. Antes de abordar um funcionário, esteja preparado para dar-lhe o espaço necessário para sentir o choque de receber seu feedback. Lembre-se de não interpretar isso como um aumento na resistência à sua mensagem.
- Explique por que você está dando esse feedback. Em um estudo, os pesquisadores tornaram o feedback 40% mais eficaz ao alertar com essas palavras. “Estou fazendo esses comentários porque tenho expectativas muito altas. E eu sei que você pode implementá-los.”
- Compare as condições de jogo. As pessoas naturalmente se sentem ameaçadas por feedback negativo. Para minimizar essa reação, Grant aconselha tornar-se vulnerável e humano. Você pode dizer algo como. “Aprendi muito com o feedback de gestores e amigos.” Ou: “Agora que trabalhamos juntos, seria ótimo se pudéssemos ajudar uns aos outros a melhorar fornecendo feedback.”
- Pergunte se eles querem feedback. Por exemplo: “Recentemente notei várias coisas no seu trabalho. Você gostaria de algum feedback? De acordo com Grant, se as pessoas assumirem a responsabilidade de receber feedback, elas estarão mais abertas a ele e menos defensivas.
- Se você encontrar um problema, ofereça feedback. imediatamente ou logo depois, dependendo da situação. Quanto mais cedo melhor, porque as pessoas podem não se lembrar das situações que você descreve.
- Se possível, comunique feedback negativo em particular, em vez de publicamente. Feedback positivo expresso publicamente é geralmente bem-vindo. E esta é uma boa forma de reforçar o comportamento desejado. No entanto, algumas pessoas se sentem envergonhadas e desconfortáveis em dar feedback público. Se não tiver certeza, pergunte.
- Preste atenção às suas expressões não-verbais e faciais ao dar feedback. Como você fala é tão importante quanto o que você diz. Sorria e não faça cara feia. Dar feedback muitas vezes pode ser mais importante do que a mensagem em si.
Você notou que está fazendo um trabalho pior agora, durante as férias? Veja como melhorar seu foco.