O paracetamol é um dos analgésicos e antipiréticos mais utilizados, tomado sem medo por milhões de pessoas ao redor do mundo. Mas é tão seguro quanto parece? Novas pesquisas apontam para uma tendência preocupante. O medicamento usual pode afetar negativamente a fertilidade masculina, reduzindo em particular a motilidade e a viabilidade dos espermatozoides. WomanEL explica por que o paracetamol é uma “ameaça silenciosa” à saúde reprodutiva.

Contente O que os cientistas descobriram Extinção em números: os espermatozoides estão ficando menores a cada ano Existe uma alternativa? A ameaça silenciosa: como o paracetamol diário mata os espermatozoides. Fonte: pinterest.com

O que os cientistas descobriram?

Um estudo publicado pelo Daily Mail confirmou que o paracetamol reduz os níveis de testosterona e reduz a motilidade dos espermatozoides. Ou seja, as células masculinas se tornam menos ativas e menos capazes de fertilizar. E com o uso prolongado, essa droga se acumula no corpo e o efeito aumenta.

Os cientistas também observam que o paracetamol pode afetar o corpo mesmo antes do nascimento. Se uma mulher grávida tomar este medicamento, ele pode afetar o desenvolvimento dos órgãos reprodutivos do feto.

Extinção em números: espermatozoides diminuem a cada ano

Especialistas alertam que a contagem de espermatozoides em homens ao redor do mundo caiu mais de 60% nas últimas décadas. Se essa tendência continuar, a infertilidade masculina poderá se tornar generalizada até 2045. E um dos fatores para isso é o uso excessivo e descontrolado de paracetamol.

Existe uma alternativa?

Quando falamos sobre a saúde das gerações futuras, devemos olhar não apenas para a dieta e o estilo de vida, mas também para medicamentos aparentemente seguros, diz o professor James Hamilton, um dos autores do estudo.

Evitar completamente o paracetamol é difícil. Mas os médicos aconselham não abusar, a menos que seja absolutamente necessário, especialmente durante a gravidez. Você deve consultar um médico e procurar métodos mais suaves para aliviar a dor e diminuir a temperatura. Porque a saúde não está apenas aqui e agora, mas também no futuro.

Aprenda também o que é um perfil lipídico: um teste completo de colesterol para sua saúde.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *