O chefe do departamento antiminas, Coronel Oleg Shuvarsky, declarou que, desde o início da guerra em grande escala, mais de 1.150 civis foram explodidos por minas russas.
11 0
Foto – weukraine.tv
Shuvarsky relatou que, desde o início da guerra em larga escala nas regiões desocupadas do país, 1.158 civis sofreram com as minas russas. Destas, 335 pessoas morreram, incluindo 18 crianças, relata a publicação NBN, citando o Ministério da Defesa ucraniano.
O chefe do departamento de ação contra minas disse que a ameaça de resíduos explosivos de guerra afeta a vida de mais de 6 milhões de cidadãos, especialmente em áreas libertadas do inimigo.
O coronel explicou que os invasores estavam plantando explosivos de forma aleatória, principalmente em áreas residenciais, estradas e campos agrícolas. 75% das explosões civis estão relacionadas a minas.
Segundo ele, as três regiões mais contaminadas com munição são Kharkiv, Mykolaiv e Kherson. Mais de 50% dos acidentes devido à detonação de minas ocorreram nessas regiões.
Shuvarsky acrescentou que, desde o início da invasão em grande escala, os sapadores das Forças de Defesa encontraram e eliminaram quase 920.000 dispositivos explosivos.
Lembremos que as autoridades de Krivoy Rog esclareceram os dados sobre as condições dos feridos em consequência do bombardeio da cidade em 4 de abril.