Se você olhar em alguns cantos da Internet, pode ter certeza que a resposta a essa pergunta é sim. Há muito que se diz online (pelo menos desde 2012) que cada peido queima 67 calorias. Em comparação, você queimará a mesma quantidade de calorias caminhando por 15 minutos ou fazendo burpees por seis minutos! Parece um pouco suspeito… Sério?
Conteúdo Por que os peidos acontecem? Cada peido queima 67 calorias: mito ou verdade? Como peidar ajuda a aliviar o inchaço. WomanEL decidiu analisar esta questão e compartilhar todas as informações cientificamente comprovadas sobre a potencial queima de calorias da flatulência.
Por que isso acontece? abaulamento?
A flatulência (também conhecida como abaulamento) ocorre quando os gases do trato digestivo saem pelo ânus. O arroto, ao contrário, ocorre quando os gases saem pela boca.
.O gás ocorre de duas maneiras, diz o Dr. Matthew R. Pittman. “Engolir ar de bebidas carbonatadas, mascar chiclete ou usar canudo pode levar ao excesso de ar no trato gastrointestinal”, explica ele. “Mas a causa mais comum do excesso de gases é que você comeu algo que não consegue digerir ou assimilar.”
Em média, 0,5 a 1,5 litros de gases se acumulam no trato digestivo por dia, diz o médico Spencer Nadolsky. As pessoas podem peidar até 20 vezes por dia, o que é considerado o número 'normal' de peidos por dia”, acrescenta.
Sair não vai ajudar você a perder peso, Fonte: freepik.com
Então, hipoteticamente, se cada peido queima 67 calorias, então um dia de passagem de gases queimará até 1.340 calorias, o que significa que em dois a três dias você perderá cerca de 450 gramas de peso apenas com o peido. Agora você pode estar pensando que é um mito e está certo! De acordo com o Dr. Nadolski, peidar não queima calorias.
O Dr. Pittman acrescenta: “Não, peidar não é um meio prático de perder peso. E não, não pode ser usado em vez de exercícios regulares.”
“A passagem de gases é geralmente uma função muito passiva do corpo”, diz o Dr. Quando você peida, seus músculos relaxam e a pressão do gás no intestino faz todo o trabalho, explica o Dr. Pittman. A queima de calorias ocorre por meio da atividade muscular, não da inatividade.
Como os músculos não fazem nenhum trabalho para liberar gases, esforçar-se ao máximo enquanto peida é a única maneira de queimar calorias. Mas se você estiver se esforçando o suficiente para queimar algumas calorias, é provável que isso acabe em perigo. incontinência fecal. Se você se esforça tanto a ponto de forçar-se a peidar, precisa consultar um médico, diz o Dr. Nadolski.
E, caso você esteja se perguntando, o som que faz também não afeta o número de calorias que queima. “Um peido baixo ou barulhento é composto das mesmas substâncias: nitrogênio, hidrogênio, metano, oxigênio e água”, diz o Dr. A intensidade é determinada pelo volume de gás que passa e pela velocidade da erupção, e nenhum desses fatores fará com que mais calorias sejam queimadas, acrescenta o Dr. Pittman.
Pergunto-me de onde vem esse cheiro? É causada por bactérias no intestino grosso que produzem pequenas quantidades de gases contendo enxofre.
“Mesmo que você tenha experimentado o peido mais violento que se possa imaginar, seria muito difícil queimar calorias durante isso”, continua o Dr. Pittman. Se você estivesse em uma aula de HIIT ou ioga e acidentalmente soltasse um peido, você queimaria calorias, mas isso seria o resultado do exercício, não dos gases, acrescenta.
Como peidar ajuda a aliviar o inchaço
Talvez você não consiga perder peso peidando. Mas há boas notícias: peidar pode ajudá-lo a se sentir melhor (e talvez a parecer menos inchado) se estiver sentindo um inchaço intenso. Dr. Pittman explica que se muito gás for retido no trato gastrointestinal, pode causar um inchaço desconfortável, que aumenta o volume do estômago. “Se você está inchado e precisa peidar, faça isso”, – ele diz: “Pode não queimar calorias, mas com certeza fará você se sentir melhor.”
Muitas pessoas postam nas redes sociais que a cúrcuma é eficaz para queimar gordura. Mas será que é assim?