Todos os feriados têm seus lados não tão alegres e podem aumentar o estresse. E o estresse pode afetar tudo, desde os hormônios até o sistema digestivo, especialmente nas mulheres. Curioso para saber o que acontece com seu corpo durante as férias? Conteúdo rbi-ângulo-para baixo”>O que acontece com o corpo durante as férias: Os níveis dos hormônios do estresse flutuam. A função imunológica pode diminuir. O que acontece com o corpo durante as férias: aumenta a produção de melatonina. . A saúde física geral e a esperança de vida podem melhorar. ruim) para que você esteja preparado para eles.

O que acontece com o corpo durante as férias: o nível dos hormônios do estresse flutua

Segundo a nutricionista Emma Wiley, o bem-estar do seu corpo é determinado por um delicado equilíbrio entre o estresse potencial e o estímulo positivo da conexão e da celebração. Compreender a relação entre hormônios como cortisol, dopamina, serotonina e melatonina nos ajudará a abordar a estação com sabedoria, priorizar a saúde física e mental e ainda aproveitar as férias ao máximo.

Embora esta possa ser a época mais maravilhosa do ano, também pode ser um período doloroso ou provocador, caracterizado por sentimentos de sobrecarga, estresse financeiro ou situações sociais difíceis que fazem com que os níveis hormonais flutuem. “O estresse em pequenas doses pode ser benéfico. Afinal, ajuda você a estar atento e focado (a adrenalina, o hormônio de “lutar ou fugir”, é a responsável por isso). Mas quando você passa por estresse prolongado, seu corpo produz mais cortisol e adrenalina para ajudá-lo a lidar com isso”, explica Wiley.

A exposição prolongada a níveis elevados de cortisol perturba o equilíbrio hormonal e pode causar distúrbios de humor, fadiga e até sintomas físicos, como diminuição da imunidade ou problemas digestivos. A especialista em hormônios Keryn Johnson diz que níveis elevados de cortisol aumentam a produção de glucagon, fazendo com que o fígado produza mais glicose e aumentando os níveis de açúcar no sangue. Devido a esse desequilíbrio, você pode se sentir menos do que normal quando mais precisa de estabilidade.

A função imunológica pode ser reduzida

O cortisol crónico pode levar à inflamação e ao enfraquecimento do sistema imunitário, prejudicando a função dos glóbulos brancos, especialmente as células T, que desempenham um papel vital na identificação e combate aos agentes patogénicos. a supressão torna mais difícil identificar e combater ameaças, deixando você mais vulnerável a doenças”, diz Johnson. Esta é uma das razões pelas quais algumas pessoas são mais propensas a resfriados ou outros vírus durante as festas de fim de ano.

Com agendas sociais lotadas e festas de fim de ano, muitas vezes consumimos mais álcool ou açúcar do que o normal. perturbando as funções dos glóbulos brancos. Isso torna o corpo mais suscetível a infecções e doenças.

O que acontece com o corpo durante as férias: problemas digestivos

A conexão bidirecional entre o intestino e o cérebro, conhecida como eixo intestino-cérebro, conecta os centros emocionais e cognitivos do cérebro às funções intestinais. Quando a resposta de fuga ou luta é desencadeada durante o estresse, pode interromper a conexão entre o cérebro e o intestino. Como resultado, a digestão fica mais lenta para permitir que o corpo lide com a ameaça percebida. O estresse pode afetar negativamente o sistema digestivo e causar sintomas como náuseas, cólicas, azia, diarreia ou prisão de ventre.

Comer muitos biscoitos de Natal ou beber gemada também pode contribuir para os sintomas digestivos. O aumento do consumo de açúcar e álcool pode impactar negativamente a digestão, perturbando o microbioma intestinal, irritando o revestimento do estômago e interferindo na capacidade do pâncreas de produzir enzimas digestivas.

Aumenta a produção de melatonina

O inverno significa dias mais curtos e, portanto, menos luz solar. Isso leva a possíveis mudanças de humor e diminuição da energia devido ao hormônio do sono, a melatonina. “A melatonina ajuda a sinalizar que é hora de ir para a cama. Mas o aumento da produção de melatonina durante os meses de inverno também pode contribuir para sentimentos de lentidão ou depressão sazonal (TAS) em algumas pessoas, explica Wiley. “Reduzir a exposição à luz solar e os níveis de vitamina D pode aumentar esses efeitos, reduzindo potencialmente os níveis de serotonina e tornando mais difícil manter um humor positivo.”

Para outros, estas mesmas mudanças sazonais e corporais podem ser uma oportunidade para o tão necessário descanso e rejuvenescimento. “, descreve Wiley.

O que acontece com o corpo durante as férias: uma onda de hormônios da felicidade

Eventos de férias, como reuniões sociais, embora estressantes, também podem ativar respostas hormonais e de neurotransmissores complexas no cérebro. Em particular, dopamina e serotonina. “Esses produtos químicos desempenham um papel crítico na conexão social, no controle do estresse e na experiência da alegria, gerenciando os altos e baixos emocionais que muitas vezes definem as férias”, disse ela. “A dopamina, por exemplo, está fortemente envolvida na antecipação e no prazer das conexões sociais. Isso faz com que as interações nas férias sejam gratificantes e significativas.”

Wylie observou que a serotonina (um hormônio associado a sentimentos de satisfação, relaxamento e felicidade) também desempenha um papel na melhoria do humor e do bem-estar durante as férias. Atividades como uma refeição festiva, um passeio na natureza ou socialização ajudam a aumentar os níveis de serotonina. Isso promove uma sensação de calma e contentamento”, disse ela.

A endocrinologista Amber Wheeler acrescentou que o carinho físico durante as férias pode estimular a produção de oxitocina (o chamado “hormônio do amor”), que comprovadamente regula os níveis de cortisol e reduz o estresse e a ansiedade. .

A saúde física geral e a expectativa de vida podem melhorar

Fatores como estresse, consumo de álcool ou açúcar e falta de rotina diária podem impactar negativamente a saúde e causar sintomas. Mas há um aspecto importante das festas de fim de ano que pode ser extremamente benéfico para sua saúde física. E este é o tempo gasto com seus entes queridos. Durante esta temporada, muitas vezes passamos mais tempo com amigos e familiares, o que pode ter um impacto incrível no nosso bem-estar. A pesquisa da Blue Zones mostra que a chave para a longevidade são relacionamentos fortes e tempo regular para a família.

Os benefícios dos relacionamentos para a saúde são apoiados por pesquisas científicas. A pesquisa mostrou que as conexões sociais têm efeitos diretos e mensuráveis ​​na saúde física, como melhorar a função imunológica, a saúde do coração, o peso e a expectativa de vida.

Resumindo: mesmo que você não tenha tempo para fazer exercícios regularmente ou esteja comendo alimentos menos nutritivos do que o normal, conectar-se e passar tempo regularmente com as pessoas que você ama terá um impacto incrível em sua saúde, tanto a curto quanto a longo prazo. prazo.

Você vai comemorar o Ano Novo com parentes tóxicos? Descubra como sobreviver a este feriado com o mínimo de estresse.

Dicas para manter seu corpo saudável nesta temporada

Coma alimentos saudáveis ​​durante as férias para mantê-lo intestinos saudáveis ​​para problemas, Fonte: freepik.com

  • Apoie as vias de desintoxicação. Johnson recomenda incluir alimentos ricos em prebióticos em sua dieta, como alho, cebola e aspargos, bem como alimentos ricos em probióticos, como iogurte, kefir e vegetais fermentados. Isso é necessário para manter a função intestinal em um nível adequado. Para fornecer suporte adicional ao fígado, coma uma variedade de vegetais coloridos e ricos em fibras, como brócolis, couve de Bruxelas, beterraba e folhas verdes. Mantenha-se bem hidratado e sue enquanto usa a sauna ou faz exercícios.
  • Determine uma regra inabalável. Que hábitos em sua vida diária ajudam você a se sentir bem? Wiley sugere escolher uma atividade dentre os principais componentes do bem-estar – nutrição, atenção plena, exercício e sono – e incluí-la como algo “obrigatório” para a temporada de férias. “Durante as festas de fim de ano, quando a rotina fica em segundo plano, é fácil se sentir mal, então escolha uma coisa que você possa fazer todos os dias para se sentir bem”, ela compartilhou.
  • Concentre-se em uma tarefa. de cada vez. Você pode acreditar que a multitarefa é a solução para os problemas das suas férias. Mas o Dr. Wheeler explicou que multitarefa é a prática de alternar rapidamente entre tarefas, o que prejudica o desempenho cognitivo e aumenta os erros, o que leva ao aumento do estresse. Tente definir um bloco de uma hora (como 30 minutos ou uma hora) e dedique-o a uma tarefa, depois faça uma pausa de cinco minutos antes de passar para a próxima tarefa.

Durante feriados, os casais costumam brigar. Mas, felizmente, isso não pode ser evitado. Aqui está o que irá ajudá-lo.

Źródło informacji

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *