O mercado de trabalho global continua sendo transformado pela tecnologia, desafios ambientais e mudanças econômicas globais. O novo Relatório sobre o Futuro dos Empregos do Fórum Econômico Mundial 2025 descreve as tendências que moldarão a demanda por habilidades de ponta até 2030, escreve a WomanEL.
ConteúdoPrincipais tendências no mercado de trabalhoPrincipais habilidades que estarão em demanda até 2030Novas habilidades promissorasPor que as empresas investem em treinamento?O papel das habilidades “soft” e “hard”.PRINCIPAIS habilidades que serão necessárias no mercado de trabalho até 2030. Fonte: pinterest.com
Principais tendências no mercado de trabalho mercado
Segundo o estudo, 39% das competências dos trabalhadores atuais tornar-se-ão irrelevantes até 2030 ano. Isso incentiva as empresas a implementar ativamente programas de requalificação e treinamento avançado, que permitirão que os funcionários se adaptem às novas condições.
Em 2024, 50% dos funcionários já terão concluído o treinamento nesses programas, o que é significativamente maior do que os números de 2023. .
Principais habilidades que estarão em demanda até 2030 anosO pensamento analítico ficou em primeiro lugar, com 7 em cada 10 empregadores considerando-o extremamente importante. Outras habilidades que estão se tornando essenciais:
• Resiliência, flexibilidade e adaptabilidade.
• Liderança e influência social.
• Pensamento criativo.
• Motivação e autoconsciência.
• Alfabetização tecnológica, incluindo habilidades no uso de ferramentas digitais.
• Empatia e competências interpessoais necessárias para trabalhar em equipe.
O mercado de trabalho global continua sendo transformado pela tecnologia, desafios ambientais e mudanças econômicas globais. Fonte: pinterest.com
Novas habilidades para ficar de olho
Algumas habilidades que estão ganhando popularidade, mas ainda não são dominantes, incluem:
< p>• Cibersegurança e tecnologias de rede – para proteger sistemas digitais.• Responsabilidade ambiental – importante para os setores de energia e gestão de recursos.
• Cidadania global – relacionada aos desafios climáticos e à interdependência empresarial.
< h2 id="%d1%87%d0%be%d0%bc % d1%83-%d0%ba%d0%be%d0%bc%d0%bf%d0%b0%d0%bd%d1%96%d1 %97-%d1%96%d0%bd%d0%b2 % d0%b5%d1%81%d1%82%d1%83%d1%8e%d1%82%d1%8c-%d1%83-%d0%bd%d0%b0%d0%b2%d1%87 % d0%b0%d0%bd%d0%bd%d1%8f" class="rb-heading-index-3 wp-block-heading">Por que as empresas investem em treinamento?
Os empregadores consideram que os principais objetivos de tais investimentos são:
• Aumento da produtividade.
• Melhoria da competitividade.
• Retenção de talentos valiosos.
O papel das habilidades “suaves” e “duras”
Especialistas observam que competências tecnológicas devem ser combinadas com qualidades humanas. As competências relacionadas com a resistência física ou com o controlo de qualidade estão a perder importância devido à automatização e à introdução da inteligência artificial.
O mercado de trabalho do futuro é uma adaptação constante à mudança, ao desenvolvimento da flexibilidade e à procura de uma equilíbrio entre conhecimento técnico e competências sociais. Trabalhadores que respondem a esses desafios em tempo hábil permanecerão em demanda e competitivos.
Aprenda como construir uma carreira de sucesso em 2025: passos importantes para mulheres.
Źródło informacji