Esta pesquisa da população polonesa foi realizada em novembro-dezembro de 2024, online (CAWI), e abrangeu 1.012 cidadãos adultos do país vizinho.
11 0
Conforme relatado pela NBN, citando os resultados de um estudo sociológico conduzido pelo Centro Mieroszewski de Varsóvia: apenas 23% dos poloneses têm uma atitude positiva em relação aos ucranianos, 35% são negativos e 41% assumiram uma posição neutra.
Se compararmos com um estudo idêntico sobre a opinião dos polacos realizado em Fevereiro de 2024, o indicador positivo “caiu” 2 por cento, e o negativo cresceu 1 por cento. .
Além disso , a pesquisa social outono-inverno demonstrou que 49% dos poloneses aprovam o fornecimento de mais assistência militar a Kiev, enquanto 35% discordam de tal apoio de Varsóvia. Ao mesmo tempo, 40 por cento dos inquiridos polacos estão confiantes na necessidade de alargar a ajuda aos refugiados da Ucrânia, enquanto 37 por cento têm a opinião oposta.
Além disso, a maioria dos polacos (56 por cento) está em a favor do retorno dos refugiados ucranianos à sua terra natal no pós-guerra, ou 14 por cento dos cidadãos do estado vizinho se manifestaram contra tal “expulsão” (30 por cento estavam indecisos).
Anteriormente escrevemos sobre quantos ucranianos tentará deixar o país depois que as fronteiras forem abertas.