A mídia ocidental escreve que a Europa não sabia nada sobre as conversas telefônicas entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ditador do Kremlin, Vladimir Putin.

11 0

Trump não alertou os líderes europeus sobre a conversa com Putin, a UE suspeita de

Foto – Sputnik/Mikhail Klimentyev/Kremlin via REUTERS

A Bloomberg, citando suas próprias fontes, relata que os líderes europeus não estavam cientes da conversa telefônica entre o chefe da Casa Branca e o líder dos russos, relata a publicação da NBN.

Trump abandonou a política de seu antecessor Joe Biden, segundo a qual nada deveria ser decidido sobre a Ucrânia sem que Kiev estivesse presente na mesa de negociações.

O presidente americano também deixou os aliados dos EUA na OTAN à margem; segundo a fonte da agência, os líderes europeus não receberam um aviso de Washington sobre as conversas telefônicas entre o chefe da Casa Branca e o ditador do Kremlin.

Em comentários na Conferência de Segurança de Munique, autoridades europeias chamaram isso de “traição”. Eles temem que os Estados Unidos estejam cedendo às principais exigências do líder russo e não estejam recebendo nada em troca.

A ministra das Relações Exteriores da UE, Kaja Kallas, disse que a Europa deve desempenhar um papel central em quaisquer negociações sobre a Ucrânia. Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa da Estônia, Hanno Pevkur, disse que qualquer acordo concluído sem a participação da Europa não seria de longo prazo.

Anteriormente, a mídia noticiou que as autoridades chinesas queriam organizar uma reunião entre Trump e Putin, mas os Estados Unidos rejeitaram a ideia da China.

nbnews.com.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *