A partir de 2025, o número de soldados belgas na reserva da OTAN aumentará. Haverá três ou até quatro vezes mais deles.
Isso foi afirmado pela Ministra da Defesa da Bélgica, Ludivine Dedonder, relata a RBC-Ucrânia com referências ao The Brussels Times.
< /p>
O chefe do Ministério da Defesa confirmou esta notícia, apresentando o plano operacional para a defesa da Bélgica para 2025 em uma coletiva de imprensa na Polônia na sexta-feira.
“O streaming continua, mas o nível da nossa prontidão também aumenta”, disse Dedonder.
Em suma, a expansão significa que cerca de 1.500 militares ficarão estacionados em território belga, prontos para serem destacados por uma semana ou mais, se a OTAN assim o exigir.
Além disso, no próximo ano o país irá tem de 650 a 1.400 soldados por ano, o que representa 20% a mais que no ano passado.
Um grupo de 300 militares realizará uma rotação na Romênia armazéns do grupo tático multinacional da OTAN para proteger o flanco oriental da Aliança.
Também em 2025, a Bélgica retornará às forças da KFOR – OTAN no Kosovo. Além disso, quatro F-16 belgas, que realizaram uma missão de defesa aérea na Lituânia em 2024, serão enviados à Islândia no ano que vem para “reduzir a presença belga na Europa Oriental”.
Lembramos que na quinta-feira, o Secretário-Geral da OTAN, Mark Rutte, apelou aos Estados-membros da Aliança para que revisassem imediatamente a sua estratégia de defesa. Suas palavras foram feitas em conexão com a ameaça de longo prazo da Rússia.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.