Os bombeiros continuam a combater um incêndio que destruiu em grande parte o bairro de Pacific Palisades, em Los Angeles. Ainda há ameaça de expansão da área de ocupação devido aos fortes ventos.
Isso é relatado pela RBC-Ucrânia com referência à Reuters.
Os bombeiros estão despejando água e extintores de incêndio nos rios nas colinas íngremes para impedir que o fogo se espalhe em Palisades, a leste. As equipes de terra conseguiram resgatar várias casas.
No início desta semana, 12 de janeiro, os elementos causaram a morte de pelo menos 14 pessoas. Pelo menos outros 16 permanecem desconhecidos.
O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que espera que o número de mortos aumente.
“Enviei equipes de busca e resgate. Temos cães farejadores e certamente teremos mais deles”, disse ele à NBC.
Newsom disse que provavelmente haverá incêndios, os piores desastres naturais desastre na história dos EUA “do ponto de vista dos custos associados a ele”.
De acordo com os bombeiros, os incêndios danificaram ou destruíram 12.000 edifícios. Até esta semana, mais de 100.000 pessoas na área de Los Angeles foram informadas para evacuar, enquanto outras 87.000 receberam ordens de evacuação.
Nos últimos 24 anos, o incêndio de Pacific Palisades se espalhou por mais 400 hectares, queimando ainda mais casas. Segundo os bombeiros, embora 11% do incêndio na área tenha sido localizado, ele queimou mais de 22 mil acres (8.900 hectares).
Segundo os bombeiros, o fogo se espalhou para o Mandeville Canyon, o Vale de San Fernando e ameaça se espalhar para Brentwood, uma área de elite que abriga muitas celebridades. A tempestade também atingiu a rodovia interestadual 405, que vai da meia-noite ao meio-dia.
Ventos mais fortes à frente
O Serviço Nacional de Meteorologia alertou que ventos fortes de até 110 km/h podem ocorrer no início da próxima semana. Autoridades locais disseram que os ventos mais fortes são esperados na terça-feira.
Um nível vermelho de alerta de segurança foi emitido para os condados de Los Angeles e Ventura até meados de 15 de janeiro. Ventos, juntamente com ventos secos e vegetação seca, manterão o clima inseguro nesta região. Essas condições podem ser flexibilizadas até quinta-feira.
O governo declarou estado de emergência na área de proteção à saúde devido à fumaça espessa e tóxica que paira sobre a cidade e à má qualidade do ar, já que os incêndios levantaram vestígios de metais, plásticos e outros materiais sintéticos no ar.
Ao mesmo tempo, houve progresso na restauração do serviço elétrico nos bairros de Los Angeles. O CEO da California Edison, Stephen Pavel, disse que quase 50.000 clientes estão sem energia elétrica a qualquer momento, contra mais de cinco milhões há alguns dias.
A escala dos incêndios na Califórnia
Sete meses atrás, no sul de Los Angeles áreas, queimou seis incêndios. Em poucos dias, a área ocupada cresceu para mais de 36 mil acres.
Em 8 de janeiro, foi declarado estado de emergência no estado da Califórnia. O presidente dos EUA, Joe Biden, cancelou uma viagem à Itália devido à necessidade de gerenciar robôs de combate a incêndios.
Apenas na noite de sábado, 11 de janeiro, o incêndio se espalhou por mais 1.000 acres.
Termos e notícias importantes Leia notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBK-Ucrânia
no Telegram.