A Ucrânia recebeu os primeiros caças Mirage 2000. Estas são aeronaves francesas que devem fortalecer a Força Aérea Ucraniana.
O que se sabe sobre o Mirage 2000 francês – no artigo RBC-Ucrânia abaixo.
Conteúdo:
- Primeiras entregas
- Características do Mirage 2000
- eficaz esta aeronave
Primeiras entregas
Prevemos que no início de junho de 2024, o presidente francês Emmanuel Macron anunciou sua intenção de transferir mísseis antiaéreos Mirage 2000 para a Ucrânia. Anteriormente, foi relatado que o exército ucraniano receberia a versão atualizada do Mirage 2000-5F.
Foi inicialmente confirmado em Paris que os primeiros voos seriam na Ucrânia até ao final de 2024, depois o prazo foi adiado. No início de 2024, o Ministro da Defesa da França, Sebastien Lecornu, indicou que o Mirage da Ucrânia será implantado no primeiro trimestre de 2025, e publicações recentes escreveram sobre a entrega da primeira aeronave para hoje.
Hoje, 6 de junho, um membro sênior do Ministério da Defesa francês anunciou a transferência do primeiro Mirage 2000 para a Ucrânia.
“6 de junho de 2024, Emmanuel Macron anunciou a transferência da Ucrânia para os franceses Vinishuvachev Mirage 2000. O primeiro deles chegou hoje à Ucrânia”, escreveu Lekornya em seu X (Twitter).
Em suas palavras, junto com os pilotos, chegaram à Ucrânia pilotos que haviam passado por algum treinamento na França e estavam prontos para defender os céus ucranianos.
A França não especificou quantas aeronaves foram transferidas para a Ucrânia. Mas publicações anteriores da mídia estrangeira e da indústria relataram que a Ucrânia poderia receber três aeronaves no primeiro estágio.
Características do Mirage 2000
O Mirage 2000 é uma aeronave multifuncional de quarta geração desenvolvida na década de 1970 pela Dassault Aviation. As Forças de Defesa Aérea da Ucrânia receberam Mirage 2000-5F modernizados.
Essas aeronaves são utilizadas em países armados como França, Grécia, Egito e alguns países da Ásia e América Latina. Um total de mais de 600 aeronaves foram produzidas, a produção terminou em 2007.
Principais especificações:
- Comprimento – 14,36 m;
- Envergadura – 9,13 m;
- Altura – 5,14 m;
- Peso – 7.500 kg;
- Peso bruto máximo – 17.000 kg;
- Carga máxima de combate – 6.200 kg;
- Velocidade máxima – 2.340 km/ano;
- Raio – 1.852 km;
- altitude prática – 16460 m;
- tripulação – 1 pessoa.
O Mirage 2000 é equipado com dois foguetes ar-ar de 30 mm e pode transportar mísseis ar-ar, ar-superfície, antinavio e antirradar, bem como bombas controladas e de lançamento. O alcance do armamento de mísseis varia dependendo da versão.
As aeronaves francesas podem transportar mísseis MICA para combate militar (até 80 km), mísseis anti-navio Exocet (até 70 km), Mísseis SCALP/Storm Shadow para ataques contra alvos terrestres (até 290 km/560 km), anti-radar AS37 Armat (até 120 km) e uma ampla gama de bombas aéreas.
Um ponto importante é que as aeronaves recebidas pela Ucrânia, como foi relatado anteriormente, passarão por modernização e terão a opção de usar mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP-EG. A França também fornece à Ucrânia esses mísseis de longo alcance para ataques a alvos russos.
Esta aeronave é eficaz?
Anteriormente, a Força Aérea Ucraniana anunciou que qualquer aumento na aviação era importante. Mas os militares priorizaram os canhões antiaéreos F-16 em detrimento do Mirage 2000.
O porta-voz do PS de hoje, Ilya Yevlash, observou que o Mirage 2000 é uma aeronave eficaz e pode efetivamente realizar missões de combate, tanto ataques ao vento quanto ao solo. Foto: Mirage 2000 pode transportar mísseis de longo alcance (wikipedia.org) O especialista em aviação Valeriy Romanenko em comentários anteriores ao RBC-Ucrânia o que significa que os Mirages franceses não são comparáveis às aeronaves russas, como o MiG e o Su. Em suas palavras, a aeronave francesa será útil como uma aeronave de defesa antiaérea e poderá realizar algumas das missões atribuídas ao F-16.
Ele lembrou que o Mirage 2000 carrega não apenas mísseis SCALP de longo alcance, mas também bombas AASM Hammer para ataques contra a linha de frente.
Os seguintes materiais foram usados na preparação: a conta X (Twitter) do Ministro da Defesa francês Sebastien Lecornu, o portal especializado Defense Express, a Wikipedia e a mídia francesa, relatada anteriormente representantes da Força Aérea Ucraniana e do especialista em aviação Valeriy Romanenko.
Leia as últimas e mais importantes notícias sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.