No mercado de câmbio ucraniano, nos dois meses restantes, dois As tendências vão em direcções diferentes: o euro está a enfraquecer rapidamente e o dólar está a fortalecer-se continuamente.

Por que esse comportamento das principais moedas mundiais na Ucrânia é tão importante – leia na resenha da jornalista da RBC-Ucrânia Alika Sakhna.

Zmist:< /p>

  • Por que o dólar está crescendo?
  • Por que está enfraquecendo euro
  • O que acontecerá a seguir

Na quinta-feira, dia 28 da queda das folhas, o preço do euro na Ucrânia aumentou 81 copeques. Hoje, quando o euro caiu para 42,99 UAH, a protea será privada do valor do nível baixo nivelado com a foice – uma espiga de folhas caindo, se fosse negociada no corredor por 44-45 UAH. Durante a noite, o dólar americano atingiu um novo máximo histórico de 41,60 UAH.

Taxa de câmbio oficial da hryvnia para moedas estrangeiras

Dzherelo: bank.gov.ua

Por que o dólar está crescendo

O dólar começou a crescer em todo o mundo após as eleições presidenciais dos EUA, vencidas por Donald Trump. Devido a esta valorização do dólar americano, muitas moedas reagiram à queda. A prote hryvnia perdeu o seu pagamento estável ao Banco Nacional.

“O dólar está a crescer e o Banco Nacional decidiu libertar a sua taxa de câmbio. Ao preço, a missão do FMI não continuará a ter impacto . Mais importante ainda, a situação tornou-se mais intensa e o Banco Nacional elogiou a decisão de reduzir o controlo sobre o mercado cambial”, afirma o analista financeiro Andriy Shevchyshyn.

Aumentando a cotação do dólar nos restantes dias, o NBU pretende tirar a taxa de câmbio de uma faixa estreita, na qual se perdeu nos restantes quatro meses, acrescenta Vitaliy Vavryshchuk, chefe do departamento macroeconómico Acompanhamento de grupo de UTI. Em outras palavras, é difícil prever se o Banco Nacional ousará enfraquecer ainda mais a taxa de câmbio da hryvnia até o fim do destino, caso contrário, a volatilidade será ainda maior.

“No ano passado, o NBU fez alterações na regulamentação monetária, o que tranquilizou as agências internacionais de crédito à exportação, e recentemente cortou a moeda estrangeira para o pagamento de dividendos. Isto pode ser interpretado como um sinal para mudar a política. “Trabalhar arduamente para um melhor controle do mercado cambial e certamente evitaremos o enfraquecimento da regulamentação cambial no futuro”, explica Shevchishin.

O especialista acrescenta que para estabilizar a economia e as flutuações cambiais é necessário investimento externo, bem como troca de investimento interno, e é fornecida assistência financeira parceiros também é importante. Zokrema, 15 bilhões de dólares em apoio de novos parceiros poderão ser encontrados durante o outono-inverno deste ano. Há também o risco de um declínio desses ativos, o que também aumentará a demanda pelo hryvnia.

O diretor da empresa de investimentos Capital Times Artem Shcherbina observa que a razão para o crescimento do dólar não reside tanto no próprio fato da vitória Donald Trump, como nos investimentos de bancos e investidores globais com base nos resultados das atividades de sua administração.

Zokrema, a equipe do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos planeja aumentar as tarifas de importação para acelerar a inflação nos Estados Unidos. Além disso, segundo Shcherbinya, os americanos podem começar a atrair parceiros comerciais até que as transações sejam realizadas, inclusive em dólares. Isto significa que as taxas de juro dos títulos denominados em dólares ficarão acima dos 4%, enquanto na Europa a taxa se aproxima dos 3,5%. Assim, os investimentos em títulos americanos tornam-se mais lucrativos do que os europeus.

Por que o euro está mais fraco

A principal moeda da União Europeia caiu entre estas moedas, pois reagiram com um rebaixamento à vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais nos Estados Unidos. Durante este período, o euro caiu do nível de 1,09 para 1,01-1,04 em relação ao dólar.

“A economia do velho mundo está fraca, a Alemanha está em recessão. Portanto, o banco central da UE está reduzindo as taxas, diminuindo assim O valor do recurso está em euros. É óbvio que a hryvnia está a desvalorizar para um dólar ou menos em relação ao euro”, diz Artem Shcherbina.

Vitaly Vavryshchuk observa que, embora o preço do euro tenha caído no mercado leve, o dólar ficou mais barato nos últimos anos, e uma tendência semelhante foi observada no mercado ucraniano.

O euro está a construir a sua posição em torno da hryvnia (foto: Vitaly Nosach/RBC-Ucrânia)

“Até a hora, o Banco Nacional manteve uma taxa de câmbio estável entre o dólar e a hryvnia, mas quando o euro começou a cair, esta tendência não se refletiu imediatamente no nosso mercado. taxa de câmbio hryvnia está a aproximar-se dos níveis de mercado”, esclarece Andriy Shevchyshyn.

Respeitamos que o dólar na Ucrânia seja inferior ao euro. Isto também é impulsionado por um aumento no preço da moeda euro nas casas de câmbio estrangeiras.

“É importante comprar o euro para aqueles que planeiam aumentar o preço para a Europa. No entanto, para colocar moeda estrangeira ativos sobre depósitos, olhamos para o OVDP “As propostas serão maioritariamente em dólares, pelo que o euro sobre depósitos não poderá ser negociado”, afirma o analista financeiro.

O que acontecerá a seguir

O chefe do departamento de pesquisas macroeconômicas do grupo ICU, Vitaly Vavrischuk, prevê que até o final deste ano o dólar atual se valorizará mais 1-3%. No entanto, durante este período, é difícil perceber mudanças bruscas no mercado cambial.

O analista financeiro Andriy Shevchyshyn observa que o Banco Nacional ainda está depreciando fracamente a taxa de câmbio da hryvnia, também conhecida como A inflação continua a aumentar e, ao mesmo tempo, pode contribuir para a reavaliação da taxa de câmbio.

“A taxa de câmbio prevista para o hryvnia para 2025 é de 45 hryvnia por dólar. Com base em muitos fatores desconhecidos, esta taxa de câmbio pode flutuar e trazer até 50 hryvnia por dólar para outros, dependendo da situação. Desequilíbrios significativos se acumularam no mercado, cujo principal fator é um elevado impulso inflacionário, que não se refletiu na taxa de câmbio do dólar”, afirma Shevchyshyn.

Em suas palavras, entre os principais fatores do preço, O que terá impacto na economia ucraniana como um todo e na taxa de câmbio do mercado é a deterioração da situação com o fornecimento de electricidade, o bombardeamento da infra-estrutura portuária e a escassez de mão-de-obra no mercado.

Parece provável que 28 de novembro O Banco Nacional da Ucrânia aumentou ontem a taxa de câmbio do dólar para o hryvnia. O dólar valorizou-se pelo quinto dia desde então e atingiu mais uma vez o seu máximo histórico.

Seguindo a previsão do chefe do Departamento do Tesouro do Globus Bank, Taras Lesovoy , você pode ver que o dólar continuará a crescer, como foi observado durante o outono, é fácil, mas é fácil desabar morro acima. A taxa de câmbio alvo para o orçamento será de 42,1 UAH/USD.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *