O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Sibiga, se reuniu com o chefe do Ministério da Saúde da região de Ugorsk, Peter Szijjarto, em Bruxelas, no 4º trimestre. Eles conversaram sobre novos contatos entre as partes.
Isto foi relatado pelo RBC-Ucrânia através de uma mensagem enviada a Sibiga no X (Twitter).
“Estou me reunindo com Peter Szijjarto para discutir nossa ordem bilateral hoje e confirmar o compromisso da Ucrânia em manter um diálogo construtivo com a região da Ugria”, disse o ministro.
Seguindo as palavras de Sibiga, ele discutiu com Sijjarto o problema da nutrição mais problemática em drenos bilaterais. Ao mesmo tempo, Sibig disse que a Ucrânia está comprometida em manter um diálogo construtivo com a região de Ugorsk.
Os ministros decidiram realizar uma próxima rodada de consultas de acompanhamento entre as equipes ucraniana e úgrica da ofensiva.
“Como dois vizinhos, nosso povo merece um mundo confiável, seguro e em desenvolvimento”, acrescentou o chefe do Ministério da Saúde da Ucrânia.
Varto observa que antes da reunião, o chefe do Ministério da Saúde de Ugorshchina, Peter Szijjártó, fez uma careta dizendo que iria se dar bem com Sibiga no ano passado. Ale, em suas palavras, a bula de abobrinha foi cortada do lado da Ucrânia.
O Ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Andriy Sibiga, confirmou a intenção de realizar uma reunião. Antes deste ano, Sibiga se apresentou com Sijjarto 18 Bereznya nos bastidores da conferência Raisina Dialogue em Nova Déli.
Posição da Ugorshchyna da Ucrânia
A Ugorshchina se opõe consistentemente à adesão da Ucrânia à União Europeia e também bloqueia assistência adicional à Ucrânia. Budapeste está passando pelas sanções cada vez mais prolongadas da UE contra a Rússia, uma decisão persistente.
No final de 2025, o primeiro-ministro da região de Ugorsk, Viktor Orban, anunciou uma lista de 12 candidatos para Bruxelas, entre eles Vidmova, para a adesão da Ucrânia à UE.
Tais ações em Budapeste foram causadas por discussões entre os estados-membros da UE para que fosse possível elogiar a decisão inteiramente da Ucrânia, sem a participação da Ugorshchina.
Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.