515 pessoas adoeceram no início do ano - Ministério da Saúde

Na Ucrânia, desde o início do ano, 515 casos de tosse convulsa.

O Ministério da Saúde informou isso no Facebook, informa o Ukrinform.

“Desde 2023, a incidência de tosse convulsa tem aumentado na Ucrânia. Nos dois primeiros meses de 2024, foram registrados 515 casos da doença no mesmo período do ano passado, apenas 27 casos foram registrados, 95,9% do total de casos; crianças, 4,1% – adultos. A maioria dos pacientes – crianças em idade pré-escolar e escolar. A razão para o aumento da incidência é mdash; um grande número de crianças não vacinadas”, diz a mensagem.

Conforme observado pelo Ministério da Saúde, a tosse convulsa é muito contagiosa e se espalha facilmente de pessoa para pessoa através de gotículas transportadas pelo ar ao tossir ou espirrando.

A doença mais perigosa é para os recém-nascidos, nos quais pode causar apneia — cessação temporária da respiração. Além disso, em recém-nascidos e lactentes a doença pode ser grave, com alto risco de complicações e morte. Crianças mais velhas e adultos geralmente se recuperam da tosse convulsa, mas a doença é debilitante e enfraquece muito o corpo.

A doença começa como ARVI. Após 5-8 dias, uma tosse espasmódica paroxística aparece até que o rosto fique vermelho, lacrimejante e a tosse tenha um som sibilante característico. Os ataques de tosse ocorrem com mais frequência à noite do que durante o dia; a tosse pode ser acompanhada de febre, coriza e outros sinais de infecções virais respiratórias agudas.

Os bebês podem não apresentar tosse, mas eles podem parar de respirar por um curto período de tempo, o que pode ser indicado por um rosto azulado. A recuperação começa após 4-8 semanas, o paciente começa a tossir com menos frequência e os ataques de tosse tornam-se mais fracos. Às vezes, o período de recuperação pode durar de 2 a 6 meses.

Ao primeiro sinal de tosse intensa em bebês e sintomas de apnéia – Contate seu médico imediatamente.

O Ministério da Saúde observa que todas as crianças devem receber 4 vacinas contra a tosse convulsa — nas idades de 2, 4, 6 e 18 meses. , as mulheres grávidas devem ser vacinadas contra a tosse convulsa entre as 16 e as 32 semanas de gravidez, independentemente de terem sido vacinadas quando crianças. Isto é necessário para proteger seu filho da tosse convulsa nos primeiros meses de vida, antes de receber a vacina. Tal como informou o Ukrinform, o Conselho de Ministros adoptou uma resolução que abre o acesso à vacinação. contra a gripe sazonal nas farmácias. A decisão do governo entra em vigor três meses após a sua publicação. para garantir a implementação do projeto, foram realizadas consultas e realizada uma lista verificada de entidades empresariais que manifestassem o desejo de obter licença e realizar vacinações por trabalhadores farmacêuticos. estão incluídos no Calendário Nacional de Vacinação.

Foto: Depositphotos

www.ukrinform.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *