De acordo com o The Economist, Zaporozhye poderá em breve se tornar uma arena de operações militares ativas, já que a Federação Russa planeja uma operação “ousada” de combate. ataque a esta estratégica cidade ucraniana.
Isto é relatado pela URA-Inform com referência à publicação acima mencionada.
A Rússia está atraindo forças significativas em preparação para o ataque. De acordo com o comentário do comandante da brigada de resposta rápida das Forças Armadas Ucranianas «Spartan» Alexei Khilchenko, o plano original da Rússia previa a mobilização de cerca de 30 mil militares. No entanto, parte das forças foi transferida para a região de Kursk, onde o exército russo está a tentar conter a contra-ofensiva das forças ucranianas.
No contexto da crescente ameaça russa, a Ucrânia está a reforçar activamente a sua linhas defensivas. Nas abordagens de Zaporozhye, são criados campos minados, obstáculos de engenharia e fortificações de concreto, que retardam o avanço do inimigo.
Essas medidas, embora exijam recursos e esforços significativos, permitem proteger instalações estrategicamente importantes e permitir que as Forças Armadas Ucranianas se defendam de forma mais eficaz. O apoio dos residentes locais e a sua assistência voluntária na construção de barricadas e fortificações também desempenham um papel significativo na preparação para um possível ataque.
Zaporozhye está a preparar-se para se defender e, apesar dos desafios, as forças ucranianas permanecem em suas posições, demonstrando determinação e perseverança nesta situação tensa.
Além disso, o WSJ previu quais serão os próximos objetivos da Ucrânia na Federação Russa.