A rede de hipermercados de construção Epicenter ocupa uma posição de liderança no mercado ucraniano no setor de varejo. Ao longo dos anos de existência, a empresa se tornou uma das maiores empresas do mercado varejista de materiais de construção, móveis, eletrodomésticos e outros artigos domésticos, escreve o IZ. No entanto, questões sobre quem está por trás desse negócio, quem detém o controle acionário e quais foram as conquistas financeiras da empresa ainda são relevantes.
Contente
- Fundadores e proprietários da Epicenter
- CEO da Epicenter
- Conquistas financeiras
- Quanto custa o Epicenter?
- Planos para o futuro
Fundadores e proprietários da Epicenter
O ” Epicenter ” foi fundado em 2003 e desde então se tornou um dos maiores hipermercados de varejo da Ucrânia. Os coproprietários da empresa são Alexander Gerega e Galina Gerega, que começaram seu negócio vendendo revestimentos cerâmicos no mercado em 1994. Em 2000, eles já haviam se tornado um dos maiores fornecedores de revestimentos na Ucrânia e, em 2003, abriram o primeiro hipermercado de construção “Epicenter”.
Alexander Gerega e Galina Gerega. Foto: Forbes.ua
Alexander e Galina Gerega possuem uma grande participação na empresa e são os principais participantes financeiros do negócio. Além da Epicenter, seus investimentos abrangem diversos segmentos, incluindo agronegócio, construção e desenvolvimento. Seu império comercial também inclui a participação no projeto Epicenter Agro , bem como no segmento de varejo, onde detém o controle de uma grande rede de shopping centers.
CEO da Epicenter
Petr Mikhailishin, que ocupa o cargo de CEO da empresa, é uma das figuras-chave na gestão da Epicenter. Ele é responsável pela gestão operacional da empresa, investimentos estratégicos e desenvolvimento de novas áreas de negócios. Graças ao seu trabalho, a empresa se adapta com sucesso às novas condições de mercado, em particular por meio da implementação de soluções inovadoras na área do comércio eletrônico e do desenvolvimento de uma rede de terminais de encomendas.
Pedro Mikhailishin. Foto: epravda.com.ua
Conquistas financeiras
Em 2023, a Epicenter apresentou resultados impressionantes: a receita da empresa chegou a UAH 74 bilhões e o lucro atingiu UAH 3,4 bilhões . Isso foi possível graças à expansão contínua da rede e aos investimentos bem-sucedidos em novas áreas de negócios. Além do varejo tradicional, a empresa está desenvolvendo ativamente plataformas digitais, em particular lojas online e um marketplace, e planeja ocupar até 20% do mercado de comércio eletrônico ucraniano.
A empresa também investe no desenvolvimento de novos centros comerciais e de entretenimento, em especial, no shopping Gallery Bucha, com uma área de 97.000 m², e no shopping Gallery Lviv, com 280.000 m², cuja inauguração está prevista para 2027.
Quanto custa o Epicenter?
Avaliar a empresa hoje é uma questão complexa, pois a Epicenter está se expandindo ativamente e fazendo inúmeros investimentos em vários setores de negócios. No entanto, de acordo com estimativas preliminares, o valor de mercado da empresa pode ser superior a US$ 1 bilhão , dada sua escala, desempenho financeiro estável e liderança de mercado. O negócio foi diversificado com sucesso e seus ativos estão crescendo, incluindo agronegócio e desenvolvimento de infraestrutura no setor de energia.
Planos para o futuro
Além da construção de novos shoppings, a empresa também planeja grandes investimentos no setor de energia. Assim, em 2024, a Epicenter começou a criar uma rede de estações de carregamento para veículos elétricos sob a marca E1 e também lançou um plano para construir usinas de energia a gás e usinas de energia solar em telhados para abastecer seus shopping centers. Isso permite que a empresa não seja apenas uma varejista, mas também uma participante importante no setor de energia.
Gostaríamos de lembrar que anteriormente escrevemos tudo sobre a empresa ucraniana EVA.