Cientistas suecos do Cortical Bionics Research Group apresentaram uma tecnologia única que pode mudar a vida das pessoas. Seu avanço em interfaces cérebro-computador (ICC) permite não apenas o controle de próteses biônicas, mas também sensações táteis de objetos com os quais essas próteses interagem. O IZ escreve sobre isso com referência à Popular Science.
O que é uma interface cérebro-máquina?
Uma interface cérebro-máquina é uma tecnologia que conecta o ser humano cérebro para um computador ou dispositivo. Graças a implantes especiais no cérebro, o sistema lê os sinais elétricos responsáveis pelos movimentos e os transmite para a prótese ou outros dispositivos. Isso abre a capacidade de controlar membros ou o cursor na tela com seus pensamentos.
Pesquisadores suecos adaptaram essa tecnologia a um novo nível – reproduzindo sensações táteis. Em vez de simplesmente controlar uma prótese, os pacientes agora podem sentir a textura, a forma e a direção do movimento dos objetos que tocam.
Como o estudo funcionou?< /forte>< /h2 >
O estudo durou vários anos e foi realizado em dois pacientes que, devido a lesões na medula espinhal, perderam a capacidade de mover os braços. Cientistas implantaram dispositivos especiais nas áreas sensoriais e motoras do cérebro responsáveis pelo controle dos membros.
No primeiro estágio, os pesquisadores registraram e decodificaram os padrões de atividade cerebral associados aos movimentos dos participantes. Os pacientes então participaram de uma série de experimentos nos quais controlaram próteses biônicas. Um método de codificação exclusivo tornou possível criar um sistema que imita a sensação natural do toque. Nos testes, os pacientes conseguiram sentir os contornos, bordas e textura dos objetos que entraram em contato com suas próteses. A conquista é um avanço no campo da consciência artificial.
O professor associado da Universidade de Tecnologia de Chalmers, Giacomo Valle, principal autor do estudo, chamou o desenvolvimento de um avanço:
“Alcançamos um nível em que a consciência artificial pode reproduzir a experiência tátil multidimensional inerente à mão humana. Isso é essencial para garantir habilidades de manipulação e sensibilidade naturais.”
Source
“Alcançamos um nível em que a consciência artificial pode reproduzir a experiência tátil multidimensional inerente à mão humana. Isso é essencial para garantir habilidades de manipulação e sensibilidade naturais.”
Source