Operações de combate na região de Donetsk, 194 confrontos militares, bombardeios inimigos, apagões, outra discussão no âmbito do projeto “Novo País” da lb.ua e do Grupo EFI. Como será lembrado o 1.022º dia de uma guerra em grande escala?
Lutador ucraniano em posições
O Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia informa que até às 22h do dia 11 de dezembro, ocorreram 194 confrontos militares.
As forças de defesa estão direcionando esforços para atrapalhar a implementação dos planos ofensivos dos invasores russos e esgotar seu potencial de combate.
Na direção Pokrovsky houve 39 contatos de combate, em Kurakhovsky mais 47.
Na direção de Kursk, nossos defensores repeliram hoje 21 ataques inimigos. Além disso, o inimigo lançou 316 ataques de artilharia contra áreas povoadas da região e contra as posições dos nossos defensores. Leia mais sobre a situação operacional na noite de 11 de dezembro nas notícias. “MsoNormal”>O exército russo está tentando romper as defesas da cidade de Kurakhovona região de Donetsk, mas a cidade continua sob o controle das Forças de Defesa, disse Nazar Voloshin, presidente do Conselho OSV “Khortitsa”.
O orador enfatizou que as atividades de três grupos russos estão concentradas nas direções Pokrovsky, Kurakhovsky e Vremivsky: “Centro”, “Sul” e “Leste”. O seu objectivo continua a ser alcançar as fronteiras administrativas e estabelecer o controlo total sobre as regiões de Donetsk e Lugansk. Mais informações nas notícias.
Os ocupantes condenaram nove defensores de Mariupol, informa a Câmara Municipal de Mariupol.
Na Donetsk ocupada, o chamado tribunal do DPR condenou nove militares das Forças Armadas Ucranianas. Os ocupantes os acusam de bombardear a vila de Stary Krym em Mariupol em março de 2022 e os condenaram a 24 anos de prisão perpétua.
Os soldados da 36ª Brigada Separada de Fuzileiros Navais das Forças Armadas da Ucrânia recebeu sentenças Andrey Shestak, Nazariy Moroz, Vladislav Yavorsky, Vadim Shulga, Sergey Yampolsky, Maxim Kolbasin, Dmitry Shalara, Vladimir Penzin e Konstantin Romanyuk.
Todos eles defenderam Mariupol dos ocupantes russos, estavam no território da usina siderúrgica de Azovstal e depois foram capturados pelo Russos.
< p class="MsoNormal">11 de dezembroOs embaixadores da UE concordaram com o 15º pacote de sanções em resposta à agressão da Rússia contra a Ucrânia.
As novas restrições envolvem o aumento do número de indivíduos e organizações na lista de sanções existente e são dirigido contra empresas na Federação Russa e em países terceiros que contribuem indiretamente para o aperfeiçoamento militar e tecnológico da Rússia, contornando as restrições à exportação.
As novas sanções também restringem as atividades de tribunais adicionais de países terceiros que atuam para facilitar ou apoiar ações ou políticas em apoio às ações da Rússia contra a Ucrânia.
A Ukrenergo divulgou informações sobre a queda de energia na quinta-feira, 12 de dezembro.
Segundo a empresa, para os consumidores residenciais o tempo de aplicação e o escopo das restrições serão os seguintes:
- 07:00 – 08:00 — uma fila de desligamentos;
- 08:00 – 19:00 — duas filas;
- 19:00 – 22: 00 — uma fila.
Para a indústria e negócios, os horários serão válidos das 07h00 às 22h00.
“A razão para a introdução temporária de restrições são os danos às instalações energéticas em consequência da Rússia ataques com mísseis e drones”, lembrou Ukrenergo.
Os parceiros ucranianos têm uma compreensão clara da necessidade de a Ucrânia aderir à OTAN, disse o ministro das Relações Exteriores, Andrei Sibiga, durante a discussão “Desafios e perspectivas geopolíticas 2025”, realizada no âmbito do projeto “Novo País” da lb.ua e do Grupo EFI.
Em sua opinião, é impossível falar sobre a criação de uma arquitetura adequada de segurança transatlântica sem a Ucrânia na OTAN. No entanto, há capitais que estão cépticas quanto à questão da adesão da Ucrânia à Aliança, embora o seu número seja inferior às quatro anunciadas nos meios de comunicação social: Budapeste, Bratislava, Berlim e Washington.
“Mas também compreendemos a posição dos países se se tratasse de tomar uma decisão específica, na minha qualidade de Ministro dos Negócios Estrangeiros, fiz a minha primeira visita aos países mais próximos, com o objectivo de desenvolver a política de boa vizinhança e mostrar isso. não temos medo e estamos prontos para resolver as questões mais difíceis das nossas relações bilaterais. Foi por isso que visitei Budapeste e a Eslováquia e fiz uma visita à Roménia, a Varsóvia”, disse o ministro.
Eles estão em contato próximo com todos os parceiros, especialmente para discutir questões difíceis.
Leia a entrevista completa com o Ministro das Relações Exteriores em lb. ua nesta sexta-feira.
O relatório do último encontro da segunda temporada do projeto “Novo País”, dedicado aos desafios globais de 2025 no contexto da política internacional, pode ser lido aqui.
No dia 13 de dezembro , os editores do LB.ua realizarão um encontro com assinantes – participantes da campanha de arrecadação de fundos ї.
No encontro você poderá conhecer nossa equipe, saber mais sobre o trabalho de a redação, compartilhe suas ideias e sugestões para o conteúdo e desenvolvimento do LB.ua e discuta o que é importante para você tópicos. Haverá também histórias baseadas nos méritos do trabalho de mídia.
Os pensamentos e sugestões dos amigos do LB.ua são extremamente importantes para nós – acreditamos que uma conversa comum nos ajudará a melhorar.
Estamos gratos a todos os que nos apoiam nestes tempos difíceis, porque graças ao seu apoio podemos trabalhar e desenvolver o jornalismo independente.
Pode juntar-se à comunidade de amigos LB.ua e receber um convite para uma reunião usando o link.
O quadro mais completo de hoje dia – em nosso site. Esperamos que amanhã haja mais boas notícias.
Vamos aguentar e trazer a Vitória mais perto!