Como você sabe, na noite de Em 1º de janeiro, Kiev foi atacada por mais um drone russo Shahed, e o ministro das Relações Exteriores tcheco, Jan Lipavsky, condenou as ações da Rússia, chamando-as de bárbaras e incompatíveis com o espírito do Ano Novo.
Isso foi relatado pela URA- Informe com referência na rede social de Kh Lipavsky.
“Este feriado é um momento de paz e esperança, mas a Rússia escolheu a violência, tirando a vida de pessoas inocentes”, enfatizou o diplomata.
De acordo com as últimas informações, duas pessoas foram mortas e sete ficaram feridas no ataque, incluindo duas mulheres grávidas. As vítimas receberam os cuidados médicos necessários, mas os danos morais infligidos aos civis continuam irreparáveis.
Lipavsky disse que a República Tcheca continuará apoiando a Ucrânia e pediu à comunidade internacional que responsabilize o agressor. Ele também enfatizou a importância de consolidar os esforços internacionais para acabar com a guerra e garantir a paz na região.
Além disso, ele acrescentou que a paz na Ucrânia começará quando a Federação Russa for responsabilizada. Segundo ele, qualquer forma de agressão deve ser duramente condenada e enfrentada com ações decisivas.
Ao mesmo tempo, a Eslováquia respondeu às acusações de Zelensky sobre a cooperação de Fico com Putin.