As principais cidades com o maior nível de corrupção atualmente são Odessa, Dnipro e Chernivtsi.
Isto é relatado pela URA-Inform com referência aos resultados da pesquisa do IRI “Classificações de cidades ucranianas”.
Mas no final da anti-classificação estão Chernihiv, Sumy e Lutsk. As áreas mais corruptas continuam a ser as instituições médicas e educacionais, no entanto, é nestas áreas que ocorreram mudanças positivas nos últimos 5 anos.
Presidente do Comitê Verkhovna Rada sobre Organização do Poder Estatal, Autogoverno Local, Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano, Elena Shulyak observou que as áreas onde nenhuma melhoria ocorreu durante este período de tempo— autoridades municipais, tribunais e Ministério Público.
Segundo ela, as cinco principais cidades com o mais alto nível de corrupção, segundo os entrevistados, incluem Lviv, Chernivtsi, Dnipro, Odessa e Poltava. As cinco cidades com o nível mais baixo incluem Chernihiv, Cherkasy, Sumy, Lutsk e Kropyvnytskyi.
“Podemos falar em superar a corrupção a todos os níveis, mas é a opinião dos cidadãos a este respeito que deve ser um indicador qualitativo. E os ucranianos falam inequivocamente a este respeito. Assim, 35% dos inquiridos observam que, infelizmente, o factor-chave na tomada de decisões dos deputados das autarquias locais continua a ser o auto-enriquecimento. 34% dos entrevistados observam que as ligações pessoais com os deputados municipais locais continuam a ser muito importantes para a resolução de problemas”, — afirmou Shulyak.
Lembre-se de que foi relatado anteriormente que foi publicada uma classificação das cidades por valor imobiliário: quantos anos os ucranianos precisam para trabalhar para conseguir um apartamento.