Em fevereiro de 2025, o valor mínimo da pensão para pessoas com deficiência permanecerá inalterado. Os pagamentos variarão de UAH 2.520 a UAH 2.980, o que corresponde ao nível definido em março de 2024. O governo ainda não planeja revisá-los, e o próximo possível aumento é esperado para março de 2025, escreve o IZ, citando material do Obozrevatel.
O tamanho da pensão por invalidez depende da pensão por velhice. Sim, pessoas com deficiência do grupo I recebem integralmente, enquanto para pessoas do grupo II esse valor é de 90%, e para o grupo III – 50%. Em fevereiro de 2025, o valor dos pagamentos para os desempregados será de UAH 2.520, enquanto as pessoas empregadas com deficiência dos grupos II e III receberão UAH 2.093. Para pessoas com deficiências do Grupo I, o pagamento permanecerá no nível de UAH 2.980.
Além dos pagamentos gerais, há categorias separadas de cidadãos para as quais as pensões são calculadas de acordo com outros critérios. Por exemplo, militares que ficaram incapacitados em decorrência de operações de combate podem contar com 100% de seu salário para o Grupo I, 80% para o Grupo II e 60% para o Grupo III. Um procedimento de acumulação diferente é fornecido para os liquidatários do acidente de Chernobyl; o valor dos seus pagamentos varia de 8.025 a 13.376 UAH, dependendo do grupo de deficiência.
Previsões anteriores para a indexação das pensões sugerem um possível aumento em março de 10 –15%. O valor exato dependerá da situação econômica e das capacidades do orçamento do estado.
Lembramos que anteriormente escrevemos que o Gabinete de Ministros permitiu a reserva de 100% dos trabalhadores médicos e procuradores do SAP