Nos últimos dias, os cibercriminosos intensificaram o envio de mensagens falsas aos ucranianos sobre supostas dívidas com a Nova Poshta.
URA-Inform relata isso com referência ao serviço de imprensa « .
A assessoria de imprensa da Nova Poshta afirmou que essas cartas não têm nada a ver com a empresa, são correspondências de phishing. Eles observaram que após analisar a atividade com e-mails de phishing, a segurança cibernética da Nova Poshta recomenda fortemente as seguintes etapas a todos os usuários que tentaram abrir anexos nesses e-mails:
— instale um programa antivírus (com um banco de dados atualizado) e faça uma verificação completa em seu dispositivo em busca de malware;
— reinstale completamente o sistema operacional para eliminar ameaças potencialmente ocultas se malware for detectado durante a verificação ou se houver suspeita de que o sistema foi comprometido.
Acrescentou que os invasores estão usando a confiança em marcas conhecidas e manipulando informações confidenciais — neste caso eles declaram uma dívida. A divisão de segurança cibernética da empresa já está trabalhando para bloquear a rede de servidores de onde se originam as correspondências.
A Ucrânia também sofreu o maior ataque cibernético de hackers da Federação Russa nos registros estaduais: quais são as consequências.