No dia anterior, o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Oleksandr Syrsky, alertou sobre a intensificação da ofensiva do “segundo exército do mundo” em várias áreas-chave, em particular nas regiões de Sumy e Kharkiv.
11 0
Foto – unian.net
Conforme relata a NBN com referência ao Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), as tropas de Putin pretendem tomar uma cabeça de ponte e criar uma zona-tampão na parte norte da região de Sumy, e parece que estão preparando uma nova ofensiva no centro regional.
De acordo com as análises do ISW, na região de Sumy, sucessos constantes, mas locais, dos “libertadores” estão sendo registrados na linha Vladimirovka-Zhuravka-Novenke (norte e nordeste de Sumy), mas para realizar uma ofensiva em larga escala no centro regional, os ocupantes precisam receber reforços significativos.
Especialistas militares acreditam que o exército de Putin não está apenas tentando criar uma zona-tampão na área da fronteira, mas também planejou um avanço gradual em direção a Sumy para tentar tornar a cidade inabitável para civis.
Há também uma grande probabilidade de que os generais russos usem a ofensiva em Sumy como argumento para expandir reivindicações territoriais contra Kiev durante potenciais negociações de paz.
Além disso, o aumento da pressão política e de informação que acompanhará a ofensiva em Sumy pode ser mais importante para o tirano do Kremlin, Vladimir Putin, do que avanços em outras áreas da linha de frente.
Foto — understandingwar.org
Anteriormente, escrevemos sobre como Syrsky comentou o artigo do NYT sobre o fracasso da contraofensiva das Forças Armadas Ucranianas em 2023.