A Ucrânia adotou um novo texto sobre metais de terras raras dos Estados Unidos da América em 28 de fevereiro. Tentando processar o documento.
Isto foi relatado pela RBC-Ucrânia com uma mensagem ao chefe do Ministério das Relações Exteriores (MZS), Andriy Sibiga, no momento de uma forte coletiva de imprensa com o colega lituano Kestutis Budris.
“O Ministério das Relações Exteriores rejeitou em 28 de dezembro, por meio de canais diplomáticos, o novo texto do chamado acordo para recursos minerais do lado americano. Aparentemente, o lado ucraniano estava pronto para assinar o acordo-quadro solicitado anteriormente. Eles retiraram a proposta para o desenvolvimento e, aparentemente, o novo texto do local”, disse Sibig.
Respeito que a Ucrânia tenha sua própria legislação para processar esse tipo de documento. Aparentemente, os procedimentos necessários foram colocados em prática para começar a concluir os procedimentos internos necessários.
“Também confirmo a vocês que já decidimos manter consultas com o lado americano para agradar o texto. Tendo já completado uma rodada dessas consultas, o lado ucraniano está comprometido em redigir um documento que forneceria amplos interesses nacionais tanto dos Estados Unidos quanto (da Ucrânia – ed.)”, disse o ministro.
Em suas palavras, o texto será encaminhado devido à presença de grandes negócios americanos e também contribuirá para a infraestrutura segura da Ucrânia.
“Isso é sempre importante, fortalecer a presença de negócios americanos no território da Ucrânia. Portanto, esse processo é trivial, e trabalharemos com nossos colegas americanos para chegar a um texto mutuamente aceitável para assinatura”, acrescentou. ministro
Por favor, sobre terras raras
Ucrânia e Estados Unidos planejavam assinar um acordo-quadro sobre terras raras em 28 de fevereiro. Mas, graças à união do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e do presidente americano Donald Trump, nada aconteceu.
A versão mais recente do documento foi transferida para um fundo de investimento, onde a Ucrânia se recusou diretamente a vender seus metais de terras raras, gás e petróleo.
Zelensky confirmou mais tarde que os Estados Unidos estavam propondo um novo grande benefício à Ucrânia para metais de terras raras.
Segundo as palavras do chefe do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, os Estados Unidos estavam preparando para a Ucrânia uma versão “completa” da política relativa à raiz copalina.
Recentemente, o deputado do povo Yaroslav Zheleznyak confirmou à RBC-Ucrânia que o novo recurso para terras raras entre a Ucrânia e os Estados Unidos pode ser de natureza mais comercial e limitará estritamente os direitos da Ucrânia.
Anteriormente, a ZMI já havia relatado que a Ucrânia havia aceitado a nova versão do documento dos Estados Unidos e que a Ucrânia, é claro, respondeu ao documento com suas próprias alterações oficiais neste ano.
Durante dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, disse que Zelensky gostaria de se envolver na produção de metais de terras raras.
Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre a Rússia e a Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.