Desde o início do ano, a Ucrânia já recebeu 5 bilhões de euros da UE por meio de recursos provenientes de ativos russos congelados e espera receber outros 13 bilhões de euros dessa renda emergencial antes do final do ano.
Isto foi afirmado hoje em Bruxelas pelo primeiro-ministro da Ucrânia, Denys Shmyhal, durante uma coletiva de imprensa após a 10ª reunião do Conselho de Associação Ucrânia-UE, relata um correspondente do Ukrinform.
“Hoje, como resultado do nosso acordo, a União Europeia está alocando mais 1 bilhão de euros à Ucrânia, garantidos pela receita de ativos russos congelados. Assim, desde o início do ano, o montante total de financiamento fornecido pela União Europeia à Ucrânia a partir da receita desses ativos já ascende a 5 bilhões de euros. Esperamos receber dos nossos aliados europeus mais 13 bilhões de euros até o final deste ano, no âmbito da iniciativa ERA (uma iniciativa de crédito para pagar o empréstimo do G7 para a Ucrânia no valor de 50 bilhões de dólares americanos ou 45 bilhões de euros às custas da Federação Russa – ed.)”, observou o chefe do Governo ucraniano.
Ao mesmo tempo, Denis Shmyhal enfatizou que o lado ucraniano pediu aos parceiros europeus que fortalecessem o trabalho conjunto em um mecanismo legal para o confisco completo dos ativos russos congelados. Ele lembrou que, segundo o Banco Mundial, a restauração da Ucrânia custará mais de 500 bilhões de euros, e é muito importante que os fundos russos se tornem a principal fonte para essa restauração.
O primeiro-ministro da Ucrânia também agradeceu à União Europeia pelo apoio macrofinanceiro usando fundos do fundo orçamentário ucraniano para 2024-2027.
Hoje, o Fundo Ucraniano é o principal instrumento financeiro para fortalecer e restaurar a Ucrânia. “Já cumprimos 36 das mais de 150 condições do Plano Ucraniano para o Mecanismo Ucraniano para 2024-2027. Recentemente, recebemos outra parcela de 3,5 bilhões de euros, o que contribui para a estabilidade macrofinanceira do nosso país”, enfatizou Denys Shmyhal.
Conforme relatado anteriormente, a 10ª reunião do Conselho de Associação UE-Ucrânia foi realizada hoje em Bruxelas, presidida pela Alta Representante da UE para Relações Exteriores e Política de Segurança, Kaja Kallas. A delegação ucraniana nesta reunião foi liderada pelo primeiro-ministro ucraniano Denys Shmyhal.
Durante a reunião, as partes assinaram cinco acordos intergovernamentais com o objetivo de fortalecer a cooperação econômica entre a Ucrânia e a UE e acelerar os processos de recuperação na Ucrânia.