Enquanto a Casa Branca tentava convencer os repórteres de que era uma estratégia, o próprio Trump arrogantemente chamou isso de uma atitude “instintiva”.

Donald Trump mudou o curso da política tarifária sem avisar seus conselheiros. As autoridades ficaram confusas com a decisão, e suas declarações públicas estavam em desacordo com o que o próprio presidente disse mais tarde, escreve o The New York Times.
Trump suspendeu inesperadamente as tarifas severas impostas anteriormente por 90 dias. A maioria de seus principais conselheiros soube da decisão depois que ela foi tomada, embora o presidente tenha apoiado publicamente a linha dura naquela manhã.
“Eu sei o que estou fazendo”, disse Trump aos republicanos na terça-feira.
Vídeo do dia
“SEJA LEGAL!” ele escreveu na quarta-feira de manhã.
Poucos minutos depois, ele acrescentou: “É UMA ÓTIMA HORA PARA COMPRAR!!!”
No entanto, após o almoço naquele mesmo dia, Trump mudou sua posição — diante do cenário de um colapso do mercado de ações e um forte aumento nos rendimentos dos títulos do governo.
Até mesmo o representante comercial dos EUA, Jamison Greer, soube da mudança de curso durante audiências no Congresso, disseram fontes. Outras autoridades importantes – incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, e a secretária de imprensa, Caroline Levitt – tentaram tranquilizar o público de que tudo estava planejado.
“Essa era a estratégia dele o tempo todo”, disse Bessent.
“Você claramente não entende o que o presidente Trump está fazendo aqui”, acrescentou Levitt.
No entanto, o próprio Trump fez uma declaração que contradizia o que Bessent e Levitt haviam dito. Quando questionado sobre o motivo da mudança na taxa alfandegária, o presidente dos EUA respondeu:
“Instintivamente… É realmente mais instintivo.”
Essa decisão pegou a administração de surpresa. Alguns consultores ainda não sabem se as tarifas foram suspensas para negociações ou se isso é apenas uma concessão temporária à pressão do mercado. O chefe do Ministério das Finanças negou que perdas financeiras tenham sido a causa:
“Não tenho nada a dizer sobre isso… tivemos um ótimo leilão de 10 anos hoje.”
Em conversas privadas, assessores admitem que o pânico no mercado foi a causa. Apesar da tentativa de retratar a pausa como uma medida calculada, está claro que nem mesmo o círculo íntimo de Trump estava ciente da mudança em sua política tarifária.
Trump muda o curso da tarifa – O que se sabe
Conforme relatado pela UNIAN, na semana passada, Donald Trump anunciou a introdução de taxas adicionais sobre quase todas as importações. Além disso, a taxa de imposto era diferenciada — para cada país, a sua própria, dependendo do que a equipe de Trump considerava uma tarifa justa.
No entanto, Trump anunciou inesperadamente que as tarifas alfandegárias dos EUA para todos os países seriam temporariamente reduzidas para 10%, e apenas para a China elas não apenas permaneceriam em um nível mais alto, mas aumentariam ainda mais — agora para 125%.