Preços do petróleo caem após Trump anunciar 'guerra tarifária' contra a China

Os preços do petróleo caíram na quinta-feira, 10 de abril, quando o presidente dos EUA, Donald Trump, intensificou sua guerra comercial com a China, mesmo tendo anunciado uma pausa de 90 dias nas tarifas destinadas a outros países.

Conforme relatado pela Ukrinform, a Reuters relata isso.

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 77 centavos, ou 1,18%, para US$ 64,71 o barril, enquanto os contratos futuros do petróleo bruto West Texas Intermediate, dos EUA, caíram 65 centavos, ou 1,04%, para US$ 61,70.

Após uma pausa tarifária para a maioria dos países, os contratos de petróleo bruto de referência fecharam 4% mais altos na quarta-feira, após caírem 7% durante a sessão.

No entanto, Trump imediatamente aumentou a tarifa sobre a China para 125%, ante a tarifa de 104% anunciada anteriormente, que entrou em vigor na quarta-feira. Tarifas mais altas dos EUA sobre a China estão deixando os mercados com grande incerteza, disseram estrategistas de commodities do ING em nota de pesquisa na quinta-feira.

“Essa incerteza ainda deve pesar no crescimento global, levantando claramente preocupações sobre a demanda por petróleo”, disseram eles. “A curva futura do Brent da ICE sinaliza melhor oferta de petróleo no mercado”, observaram os especialistas.

A China também anunciou uma taxa adicional de importação de produtos americanos, impondo uma tarifa de 84% a partir de quinta-feira.

“Podemos esperar que os preços do petróleo retomem sua tendência de queda mais ampla quando o otimismo sobre o recente atraso nas tarifas diminuir”, disse Yeap Jun Rong, estrategista de mercado na plataforma de negociação online IG. “A demanda continua instável e as perspectivas de crescimento da China estão ameaçadas pela disputa em andamento”, disse ele.

Os investidores também analisaram os fatores que impulsionam a oferta mista. “Os preços encontraram algum suporte depois que o Oleoduto Keystone declarou força maior nas entregas planejadas de petróleo bruto”, disseram analistas da ANZ Research na quinta-feira, observando que havia riscos de queda devido a sinais de um forte aumento na oferta dos membros da OPEP.

O oleoduto Keystone, do Canadá para os Estados Unidos, permaneceu fechado na quarta-feira devido a um vazamento de óleo perto de Fort Ransom, Dakota do Norte, enquanto planos são considerados para retorná-lo ao serviço, disse sua operadora South Bow.

Separadamente, o Caspian Pipeline Consortium retomou o carregamento de petróleo em um dos dois berços anteriormente fechados no Mar Negro depois que um tribunal anulou as restrições impostas pelos reguladores russos às instalações do grupo apoiado pelo Ocidente.

Nos Estados Unidos, os estoques de petróleo bruto aumentaram em 2,6 milhões de barris na semana encerrada em 4 de abril, informou a Energy Information Administration, quase o dobro das expectativas de uma pesquisa da Reuters para um aumento de 1,4 milhão de barris.

Foto: freepik

www.ukrinform.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *