Nas próximas semanas, os agricultores desempenharão um papel significativo no mercado de câmbio.

Na próxima semana, o mercado de câmbio será influenciado por fatores econômicos e regulatórios. Todos os outros fatores, como o progresso da guerra e as relações públicas nas negociações sobre a cessação das hostilidades, funcionarão no máximo “em adição” e não representarão uma ameaça à estabilidade do mercado.
Esta opinião foi expressa pelo diretor do departamento de mercados financeiros e atividades de investimento do Globus Bank, Taras Lesovoy.
Na minha opinião, a especulação informativa sobre a taxa de câmbio, devido ao impasse nas negociações, terá o efeito de um inseto de um dia. Vale a pena reconhecer que este é um momento mentalmente difícil, porque a guerra está esgotando a sociedade, e atrasar o processo de qualquer negociação para pôr fim à guerra tem um efeito depressivo.
Vídeo do dia
Ele observou que, na próxima semana, as medidas monetárias do NBU para apoiar a força da hryvnia e reduzir os preços ao consumidor continuarão a ser refletidas nas taxas de câmbio, e as flutuações do dólar serão insignificantes e previsíveis.
“Existe a possibilidade de que, em 17 de abril, em uma reunião do comitê monetário do NBU, a taxa básica seja novamente aumentada, potencialmente para 16-16,5%, mas tais ações do regulador dependerão principalmente da eficácia das mudanças anteriores. De qualquer forma, novas medidas para fortalecer a moeda nacional acalmarão o clima no mercado cambial”, disse ele.
Segundo ele, durante várias semanas, os agricultores desempenharão um papel significativo no mercado de câmbio: a campanha de semeadura os estimula a vender seu excedente de moeda, o que aumenta automaticamente a oferta, e o regulador poderá enfraquecer um pouco sua influência no mercado.
Os principais indicadores do mercado de câmbio de 14 a 20 de abril, de acordo com a previsão do banqueiro, serão os seguintes:
“Ou seja, o panorama geral do mercado cambial não mudará: as variações cambiais atuais não ultrapassarão os limites de flutuação permitidos. O Banco Nacional continuará a desempenhar o papel de liderança, o que efetivamente torna impossíveis variações cambiais descontroladas”, resumiu Lesovoy.
Taxas de câmbio na Ucrânia – últimas notícias
Nas casas de câmbio ucranianas, a taxa de câmbio do dólar era de 41,26 UAH/USD, e o dólar podia ser vendido a uma taxa de 41,15 UAH. A taxa de câmbio do euro à vista era de 45,95 UAH/EUR, e a taxa de venda era de 45,62 UAH/EUR.
Em 10 de abril, a taxa de câmbio do dólar no PrivatBank aumentou em 10 copeques e chegou a 41,45 hryvnia por dólar. A taxa de câmbio do euro no banco subiu 25 copeques para 45,90 hryvnia por euro.