Shmyhal observou que o montante para as forças de segurança e defesa este ano é de UAH 2,2 trilhões / foto UNIAN, Kateryna Zhiriy

O governo trabalha constantemente para otimizar os gastos do orçamento do estado, mas não planeja reduzir os programas de apoio aos ucranianos, apesar dos riscos de interromper a ajuda dos Estados Unidos. O primeiro-ministro Denys Shmyhal disse isso durante uma entrevista coletiva, respondendo a perguntas da UNIAN.

“Tudo o que a Ucrânia arrecada, todos os impostos, nós damos às Forças Armadas. A quantia para as forças de segurança e defesa este ano é de 2,2 trilhões de UAH – esta é uma quantia enorme”, disse o primeiro-ministro.

Segundo ele, todos os outros fundos – quase 1,3 trilhão de UAH – são assistências de parceiros, o que permite cobrir a parte civil do orçamento, ou seja, todas as necessidades sociais.

Vídeo do dia

“Consequentemente, em termos de orçamento militar, é difícil falar sobre uma redução, porque a guerra impõe demandas difíceis de contestar — elas simplesmente precisam ser atendidas e financiadas”, disse Shmyhal.

Em termos de itens do orçamento civil e pagamentos sociais, como observou o chefe do Gabinete de Ministros, o governo está constantemente buscando um equilíbrio para ajudar as pessoas necessitadas. Ele destacou a importância, em particular, do programa de Apoio de Inverno, que ajudou os ucranianos a superar outro inverno difícil.

“Não sabíamos quais seriam os desafios no inverno, então o pacote de apoio de inverno foi importante”, observou Shmigal.

Ele também destacou a importância de apoiar os deslocados internos, para quem o programa de aluguel de moradias, o programa de abrigo e outros continuam.

“Entendemos que precisamos dar suporte aos aposentados. A indexação da pensão foi realizada em 1º de março, e todos os aposentados vêm recebendo uma pensão indexada à taxa de inflação desde 1º de março”, acrescentou o primeiro-ministro.

Ele disse que o governo também está constantemente procurando onde poderia haver um elemento de otimização ou economia para que esse orçamento possa ser usado de forma mais eficaz para ajudar as pessoas.

Ele disse que há uma otimização constante dos órgãos governamentais, dos órgãos executivos centrais e dos ministérios.

“Durante esse período, reduzimos o número de funcionários em quase 30% – mais de 30 mil. Esse é um elemento importante de economia de orçamento para 3 anos de guerra. Continuamos trabalhando para acelerar a prestação de serviços por meio da digitalização, mas a digitalização também nos permite otimizar o número de burocratas e funcionários”, observou Shmigal.

O primeiro-ministro também garantiu que este é um ano financeiramente seguro para a Ucrânia, os programas orçamentários para apoiar empresas e produtores ucranianos são estratégicos e de longo prazo, e o governo não planeja interrompê-los.

“Em termos de desenvolvimento de programas estatais para apoiar as pessoas, estamos buscando aumentar os fundos para essas necessidades de apoio aos ucranianos”, acrescentou.

Apoio financeiro à Ucrânia – últimas notícias

O primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmyhal, disse que a Ucrânia espera receber US$ 300 bilhões em ativos russos confiscados. No entanto, esses fundos não serão suficientes para cobrir todos os danos causados pela Rússia.

A ministra da Economia ucraniana, Yulia Svyrydenko, observou que parceiros internacionais forneceram à Ucrânia apoio orçamentário direto no valor de US$ 115 bilhões durante a guerra em grande escala.

www.unian.ua

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *