Verificado por um especialista
Contamos a você qual assistência social é fornecida aos aposentados sem experiência profissional em abril e como calculá-la corretamente.

O estado paga assistência social aos aposentados ucranianos que ainda não completaram seu período de seguro em vez de uma pensão. A quem exatamente é atribuído, qual será a pensão social sem experiência de trabalho em abril de 2025 e como calcular os pagamentos, perguntei ao especialista.
Gostaríamos de lembrar que anteriormente dissemos qual será o valor da pensão se você tiver 30 anos de experiência profissional – como calculá-la.
Quem tem direito à pensão por velhice sem experiência de trabalho?
Na Ucrânia, para se aposentar este ano, você precisa de 15 a 32 anos de experiência profissional/em seguros. Ao mesmo tempo, o número de anos de experiência profissional afeta a idade em que uma pessoa pode se aposentar. Por exemplo, se você tem 32 anos de experiência profissional, pode contar com uma pensão aos 60 anos de idade. Se o tempo de serviço for de apenas 15 anos, a pessoa não poderá se aposentar antes dos 65 anos.
Vídeo do dia
Ao mesmo tempo, alguns ucranianos com 65 anos (idade de aposentadoria) não têm anos de experiência de trabalho suficientes para receber uma pensão de velhice integral. Nesse caso, é fornecida a eles uma chamada pensão social sem experiência de trabalho — a Ucrânia concede assistência a essas pessoas, independentemente de quanta experiência de trabalho elas tenham.
Uma pensão social com base na idade é acumulada se uma pessoa não recebe outra pensão ou pagamentos sociais sob seguro estatal (lesão de saúde no trabalho) e assistência social como uma pessoa com deficiência desde a infância.
Qual será a pensão sem experiência de trabalho na Ucrânia em abril de 2025
Desde 1º de janeiro deste ano, a pensão social na Ucrânia é calculada como a diferença entre dois valores: a renda familiar média mensal por membro da família durante seis meses e o mínimo de subsistência para pessoas que perderam a capacidade de trabalhar (atualmente é de 2.361 UAH).
Recordemos que a Resolução n.º 632 do Conselho de Ministros especifica como calcular o rendimento familiar para assistência social (todos os tipos) e o que é considerado rendimento.
Elena Voronkova, advogada do escritório de advocacia Ivan Khomich, deu um exemplo detalhado de como calcular esses pagamentos em um comentário à UNIAN.
Por exemplo, há duas pessoas em uma família: um homem e uma mulher, que são aposentados. O marido recebe uma pensão mínima de 2361 UAH, mas também trabalha e recebe um salário mínimo de 8 mil UAH. A esposa não tem direito à pensão completa de velhice porque ela tem apenas 14 anos de serviço. Portanto, o Estado lhe pagará uma pensão social baseada na idade. Para calculá-lo você precisa:
“Mas se esse valor excedesse o valor máximo estabelecido – 3.028 UAH (o mínimo de subsistência para uma pessoa fisicamente capaz), então a pessoa receberia exatamente o valor máximo especificado (ou seja, 3.028 UAH – UNIAN), e não mais”, explica o advogado.
Segundo o especialista, se o aposentado for solteiro, então a pensão social por idade, de acordo com o art. 6 da Lei da Ucrânia “Sobre assistência social estatal a pessoas sem direito a pensão e pessoas com deficiência” deve ser de 30% do mínimo de subsistência de 2361 UAH, o que equivale a 978,3 UAH. Mas, ao mesmo tempo, se a pensão, levando em consideração os pagamentos adicionais estabelecidos pela Resolução nº 265 do Conselho de Ministros, não atingir o mínimo de subsistência de 2.361 UAH, ela será “puxada” para ele por meio de um benefício mensal direcionado pelo estado.
Em termos simples, a pensão social mínima para um aposentado solteiro sem renda não pode ser inferior ao mínimo de subsistência para pessoas que perderam a capacidade de trabalhar – 2361 UAH, mas também não pode ser superior ao mínimo de subsistência para uma pessoa fisicamente apta, ou seja, 3028 UAH.
Se o pensionista não estiver sozinho e sua família tiver renda, a pensão social será calculada usando a fórmula dada acima (a diferença entre a renda familiar total e o mínimo de subsistência para deficientes).
Se uma pessoa estiver sob apoio estatal (em uma casa de repouso), ela receberá 20% do nível mínimo de subsistência para deficientes (2361 UAH), e o valor restante irá para a instituição onde o aposentado está localizado.
A pensão social por idade é revista a cada seis meses.
referência Elena VoronkovaAdvogada do escritório de advocacia Ivan Khomich
Formou-se na Universidade Nacional de Direito Yaroslav, o Sábio.
Estudante de pós-graduação da Instituição Científica Estatal “Instituto de Informação, Segurança e Direito da Academia Nacional de Ciências Jurídicas da Ucrânia”. Especializa-se em questões de previdência social da população e militares.