Quando se trata de condicionamento físico, a recuperação é tão importante quanto o treino em si. Mas qual é a diferença entre recuperação ativa e um dia de descanso? Ambos desempenham um papel importante na otimização do desempenho e na prevenção do esgotamento, mas atendem a propósitos diferentes em momentos diferentes. O que é recuperação ativa? O que é um dia de descanso? Prós e contras dos dias de descanso Recuperação ativa vs. dia de descanso: qual é a diferença? Recuperação ativa vs. dia de descanso: qual é a diferença e qual você deve escolher?
WomanEL se oferece para detalhar os benefícios, desvantagens e principais diferenças para ajudar você a determinar o que é melhor para seu corpo. %d0%b2%d1%96%d0%b4%d0%bd%d0%be%d0%b2%d0%bb%d0%b5%d0%bd%d0%bd%d1%8f” class=”rb-heading-index-0 wp-block-heading”>O que é recuperação ativa? A recuperação ativa envolve atividade leve durante ou após um treino de alta intensidade para promover a recuperação. “Gosto de pensar na recuperação ativa como um dia de spa para meus músculos — atividades fáceis e prazerosas que me ajudam a me recuperar”, diz a treinadora Christina Jensen. A recuperação ativa geralmente é incluída no treinamento de baixa intensidade (como caminhar após um treino extenuante). Também pode servir como um treino independente para equilibrar dias de alta intensidade. Formas comuns de recuperação ativa incluem:
- Caminhada.
- Corrida.
- Ciclismo leve.
- Ioga.
- Exercícios de mobilidade.
Atividades de baixa intensidade como essa ajudam. “A recuperação ativa tem como objetivo estimular o fluxo sanguíneo, reduzir a dor muscular e manter a mobilidade sem adicionar estresse adicional ao corpo”, diz a treinadora Brittany Watts.
Benefícios da recuperação ativa:
- Melhora na circulação. Atividade leve promove a circulação sanguínea, que fornece oxigênio e nutrientes aos músculos, ajudando-os a se recuperar.
- Reduz a rigidez e a dor muscular. Cuidar dos músculos para garantir uma recuperação ideal também pode reduzir a dor pós-treino.
- Flexibilidade melhorada. A nutrição dos músculos e sua recuperação adequada também contribuem para melhorar a flexibilidade.
- Manutenção do nível de condicionamento físico. Incorporar a recuperação ativa à sua rotina de exercícios ajudará você a permanecer consistente sem treinar demais ou se esgotar.
- Melhorando o estado mental. O exercício físico ajuda a aliviar o estresse. E o treinamento de renovação ativa não é exceção. Essas atividades leves também permitem que você descanse e se recupere.
Desvantagens da recuperação ativa:
- Excesso de fadiga. A recuperação ativa deve ser fácil. Mas isso pode levar algumas pessoas a se esforçarem demais, transformando uma sessão de recuperação em um treino completo.
- Excesso de treinamento. Esse esforço excessivo pode, às vezes, levar a um esgotamento ou lesão desnecessários.
- Descanso insuficiente. Se você estiver se sentindo muito cansado ou machucado, a recuperação ativa pode não fornecer descanso suficiente. Exagerar na recuperação ativa pode atrapalhar a recuperação muscular, Fonte: freepik.com 4%D0%BF%D0%BE%D1%87%D0%B8%D0%BD%D0%BA%D1%83″ O que é um dia de descanso?
O exercício é estressante, diz Jensen. E os dias de descanso são essenciais para dar ao seu corpo uma chance de se recuperar, descansar e recarregar para treinos futuros.
“Um dia de descanso envolve evitar qualquer atividade física intensa para dar ao seu corpo tempo para se recuperar totalmente”, diz Watts. “Isso é especialmente importante para evitar esgotamento e lesões.”
Isso pode assumir duas formas, diz Jensen:
- Dias de descanso com atividades leves. Esta é uma pausa no treinamento intenso, mas ainda inclui movimentos leves, como alongamentos ou exercícios que visam fortalecer o core.
- Dias de descanso completo. Esta é uma pausa completa do treinamento, independentemente do seu tipo e intensidade.
Você sabia qual é o melhor dia da semana para se exercitar? Descubra quando você não pode pular um treino. %b%d0%b8-%d0%b4%d0%bd%d1%96%d0%b2-%d0%b2%d1%96%d0%b4%d0%bf%d0%be1d8b%d0%b8%d0%bd%d0%ba%d1%83″ class=”
Dias de descanso são necessários para:
- Recuperação muscular aprimorada: “O processo de fortalecimento e construção muscular realmente acontece durante o repouso”, diz Jensen. “Precisamos de dias de descanso para dar ao corpo uma chance de se recuperar, reparar e recarregar.”
- Prevenção ou recuperação de lesões. Usar dias de descanso reduz o risco de lesões por uso excessivo, dando ao seu corpo tempo para se recuperar. Se você tiver uma lesão, os dias de descanso também são uma parte importante do processo de cura.
- Aumento de energia. Muito estresse pode levar ao esgotamento. Os dias de descanso repõem suas reservas de energia, o que ajuda a evitar o esgotamento e melhorar seu desempenho futuro.
- Melhorando o estado mental. Descansar o suficiente também é muito importante para reduzir o estresse e relaxar.
Desvantagens dos dias de descanso:
- Perda de motivação. Dias de descanso inconsistentes podem levar à perda de motivação e atrapalhar sua rotina de exercícios.
- Diminuição do nível de aptidão física. “Tirar dias de descanso com muita frequência sem qualquer atividade física pode prejudicar o progresso”, diz Jensen. “Nossos corpos precisam de exercícios constantes no nível celular para permanecerem fortes física, mental, cardiovascular e neurologicamente.”
Em contraste, os dias de descanso enfatizam o descanso físico completo ou quase completo, diz Jensen. A recuperação ativa pode incluir atividades leves, como caminhar, correr ou andar de bicicleta. Enquanto os dias de descanso geralmente são dedicados a opções suaves, como alongamento ou rolo de espuma.
Ambas as opções promovem a renovação, mas seu uso depende das necessidades do seu corpo. “A recuperação ativa é ideal após treinos particularmente difíceis, quando seu corpo não está muito fatigado”, – diz Watts. Por outro lado, dias de descanso são necessários quando você se sente cansado, estressado ou lidando com lesões.”
Recuperação ativa vs. dia de descanso: qual é a diferença e qual você deve escolher?Tanto a recuperação ativa quanto os dias de descanso podem ser uma parte importante de uma rotina completa de exercícios. “O tipo de descanso necessário depende do indivíduo e do seu nível de atividade, combinado com seus objetivos de condicionamento físico e estilo de vida”, diz Jensen. “A maneira ideal de atingir qualquer objetivo de condicionamento físico, saúde e bem-estar é usar dias de descanso e dias de recuperação ativa.”
Decidir quando fazer recuperação ativa e quando descansar depende de fatores como intensidade do treinamento, fadiga geral e objetivos pessoais. Watts recomenda recuperação ativa quando você não está muito cansado, mas ainda quer manter sua rotina.
“O Active Renewal é ideal para aqueles que querem continuar sua rotina de exercícios e ainda dar ao corpo uma chance de se recuperar”, ela diz. “É mais adequado após treinos particularmente difíceis, quando o corpo não está muito cansado, ou para aqueles que buscam manter a consistência e a mobilidade.”
Por outro lado, os dias de descanso são essenciais para a sustentabilidade a longo prazo, especialmente após semanas de treinamento extenuantes, em caso de lesões ou quando você precisa de uma pausa mental. Ao ouvir seu corpo e adotar uma abordagem personalizada para a renovação, você pode maximizar seu potencial de condicionamento físico e minimizar o esgotamento e as lesões. Afinal, a recuperação não é apenas uma questão de fazer uma pausa, é uma questão de dar ao seu corpo o que ele precisa para prosperar.
“No final das contas, a decisão deve ser tomada com base nas indicações do seu corpo, na intensidade do seu treinamento e nos seus objetivos pessoais”, diz Watts. “Um equilíbrio entre recuperação ativa e dias de descanso pode levar à saúde e produtividade ideais.”
Muitas pessoas gostam de Pilates. Mas será que é realmente tão eficaz para queimar gordura? Falamos sobre isso em detalhes aqui.