O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que a China está tomando decisões para o mundo, enquanto Washington reduz o preço para seus aliados e o avança para Pequim.

Isto é relatado pela RBC-Ucrânia via Fox Business.

Neste caso, o Departamento do Tesouro dos EUA não se importa que Washington esteja travando uma guerra comercial contra a China.

“A China tem a economia mais desequilibrada da história do mundo”, disse Bessent a repórteres na quarta-feira.

Em suas palavras, o lado chinês “é a maior fonte de problemas comerciais dos EUA e, na verdade, o problema que o mundo precisa resolver”.

Em uma reunião com representantes do 9º trimestre da ZMI, Bessent observou que “não chama isso de guerra comercial, mas acho que a China está intensificando a escalada”.

“O presidente Trump confirmou isso com muita coragem, e vamos trabalhar no problema com nosso parceiro comercial”, disse o chefe do Tesouro dos EUA.

.@SecScottBessent: “Não estou chamando isso de guerra comercial — mas estou dizendo que a China intensificou a tensão e o presidente Trump respondeu com muita coragem a isso.” foto.twitter.com/vzsd0229a6

— Rapid Response 47 (@RapidResponse47) 9 de abril de 2025

Ao mesmo tempo, Bessent afirma que mais de 75 países entraram em contato com o governo Trump para trabalhar na decisão comercial, e ele espera que haja ainda mais poderes desse tipo.

Warto acrescenta que o Secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, expressou sentimentos semelhantes e declarou que a China “abraçou” outros países, tendo sido encorajada a sentar-se à mesa de negociações com os Estados Unidos para estabelecer um novo acordo comercial.

“O mundo está pronto para trabalhar com o presidente Trump para melhorar o comércio global, e a China fará o melhor possível”, escreveu Lutnik em sua conta no X (Twitter) na quarta-feira.

Comício de Trump pela China

Gostaríamos de lembrar que o presidente Donald Trump votou no 9º trimestre para reduzir o imposto recíproco introduzido recentemente para vários países e também votou para limitar a importação de produtos chineses a 125%.

Além disso, na quarta-feira, os produtos chineses importados para os Estados Unidos enfrentaram uma tarifa de 104%, levando a China a aumentar as tarifas sobre produtos americanos de 34% para 84%. Para mais detalhes sobre a resposta à China no encontro americano, leia o artigo anexo do RBC-Ucrânia.

Durante o 9º trimestre, o chefe do Departamento do Tesouro dos EUA, Bessent, zombou das novas tarifas para a China. Portanto, de acordo com Washington, em tal situação, Pequim está em estado de derrota.

Além disso, de acordo com as palavras de Bessent, os Estados Unidos anunciaram uma pausa de 90 dias na introdução de tarifas adicionais para outros países, a fim de conduzir negociações ativas.

Leia terminologia e informações importantes sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia no canal RBC-Ucrânia no Telegram.

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *