Blogs
Maria Karchevich Que projetos digitais foram implementados pelo Ministério da Saúde durante o ano passado
Os serviços médicos digitais tornaram-se parte integrante da vida dos ucranianos Encaminhamentos e receitas eletrónicas, consultas de telemedicina, licenças por doença – tudo isso pode ser obtido sem sair de casa.
.No nível estadual, a digitalização permite gerenciar processos de maneira eficaz, manter registros e controle, responder rapidamente às necessidades urgentes e prevenir a corrupção.
A digitalização da medicina ucraniana vem acontecendo há mais de 6 anos, com cada etapa adicionando mais e mais coisas úteis e convenientes.
Para responder à pergunta pergunta – Quer seja muito ou pouco, observo que os países desenvolvidos vêm trilhando esse caminho há cerca de 15 anos.
< /p>
A medicina digital na Ucrânia tem cara própria” e nome. Chama-se eHealth (muitas vezes confundido com ESOH). Na verdade, o EHC (sistema eletrônico de saúde) – este é apenas um dos sistemas incluídos no ecossistema de eSaúde.
< "justify">Sim, ESOP – é um sistema fundamental de informação e comunicação. Contém dados médicos sobre a saúde de 35 milhões de ucranianos e une a maioria das instituições médicas e farmácias do país num único espaço médico. É graças à ESOH que os pacientes utilizam serviços digitais como prescrições eletrónicas, orientações eletrónicas, relatórios médicos e outros.
Graças aos projetos digitais implementados na ESOH durante 2023, hoje é possível: < /p>
-
comprar um medicamento prescrito usando uma receita eletrônica de um médico;
-
receber medicamentos imunossupressores e analgésicos, bem como tiras de teste para glicosímetros usando uma receita eletrônica como parte do programa de reembolso; gerar certificados COVID para pacientes que receberam vacinas no exterior, etc.
A funcionalidade de registro de intervenções de reabilitação passou a ser disponibilizada no sistema eletrônico de saúde. Foram feitos mais de um milhão de registos (utilizando a CIF) sobre reabilitação de 125 mil pacientes.
Mas, como mencionado acima, a eSaúde possui uma série de sistemas de informação, registos e produtos digitais .
No ano passado, um piloto do sistema de gerenciamento de inventário eletrônico para medicamentos e produtos médicos “e -Stock” foi lançado.
Também foram desenvolvidos novos módulos do sistema “MedData”. (recurso que permite controlar a necessidade e o saldo de medicamentos), incluindo – “justify”>
Em 2023, foi introduzido o sistema eletrónico de vigilância epidemiológica (ESEN) e a sua funcionalidade foi alargada.
As ferramentas digitais permitem recolher fundos de forma eficiente e distribuí-los para necessidades de saúde. Como parte do UNITED24, mais de 1,5 bilhão de UAH já foram arrecadados e 13 veículos blindados de evacuação, 191 ambulâncias, equipamentos necessários e suprimentos médicos foram adquiridos. Duas instalações médicas também foram restauradas.
Entre outras coisas, começou a digitalização das comissões médicas militares. A nossa equipa aderiu à implementação de uma fila eletrónica, gestão eletrónica de documentos, que permite a troca de documentos entre instituições médicas, unidades militares e centros de recrutamento.
Em 2023, a implementação da telemedicina em A Ucrânia atingiu um novo nível. Foi aprovada uma estratégia de desenvolvimento e alterações legislativas, foram integradas soluções de telemedicina humanitária nas instituições de saúde, nomeadamente para lesões por explosão e bala, queimaduras, utilização de dispositivos de presença virtual, sala de operações virtual, diagnóstico remoto do estado fetal, etc.
No próximo ano o Ministério da Saúde trabalhará em ainda mais projetos digitais.
É por isso que será!
Maria Karchevich, Vice-Ministra da Saúde da Ucrânia para o Desenvolvimento Digital
* A opinião do autor pode não coincidir com a posição da agência