– talk ao seu médico de família

Se você estiver sentindo desespero, ansiedade, irritabilidade, fadiga prolongada, distúrbios do sono – você pode entrar em contato com seu médico de família

Todos podem ter problemas de saúde mental. Infelizmente, ninguém está imune à depressão, ao estresse constante, à insônia e ao desequilíbrio emocional. Especialmente agora, em condições de uma guerra longa, exaustiva e em grande escala.

O último estudo da Gradus Research, realizado em outubro de 2023, mostrou que entre as principais queixas sobre saúde mental – ansiedade/tensão (50%), distúrbios do sono (47%). Estes sintomas já são um motivo importante para contactar o seu médico de família para apoio em questões de saúde mental.

O médico de família com quem é celebrada a declaração é o primeiro conselheiro dos doentes em todas as queixas de saúde. Inclusive em questões de saúde mental, porque é indissociável da saúde física. A influência da saúde mental na saúde física, bem como vice-versa, é óbvia e comprovada científica e praticamente. Portanto, se precisar de apoio psicológico – fale com o seu médico de família.

preocupado com a saúde mental – fale com seu médico de família

“Procure ajuda – não fraqueza, nem capricho e nem vergonha, mas responsabilidade. Saúde mental e física – Os componentes da saúde geral de uma pessoa são igualmente importantes e precisam ser cuidados. Graças ao trabalho que realizamos em conjunto com colegas no âmbito do Programa de Saúde Mental Ucraniano por iniciativa da primeira-dama Elena Zelenskaya, hoje pode simplesmente contactar o seu médico de família ou o pediatra do seu filho e receber a ajuda básica necessária, aconselhamento ou consulta. Se você sente desespero, ansiedade, irritabilidade, cansaço prolongado, distúrbios do sono, mas ao mesmo tempo as palavras “psicólogo”, “psiquiatra”, “psicoterapeuta” te assustam. – você pode (e eu recomendo fortemente) consultar seu médico de família. O número de pessoas que podem prestar assistência psicológica básica está em constante crescimento, – observou o Ministro da Saúde Viktor Lyashko.

No início de 2024, cerca de 70 mil trabalhadores médicos (médicos, enfermeiros, assistentes médicos, assistentes médicos, chefes de instituições médicas, outros trabalhadores médicos) foram treinados no âmbito do programa mhGAP*da OMS e podem ajudar a proteger a saúde mental. Entre eles – ndash; 16 mil médicos “primários” (médicos de família, pediatras, clínicos gerais), e isso é mais de um terço, então é provável que seu médico possa reconhecer, diagnosticar e ajudar, – muito alto.

*O programa foi lançado pela OMS em 2008 para melhorar o acesso aos serviços de saúde mental. Atualmente, está sendo implementado em mais de 100 países ao redor do mundo e seus materiais foram traduzidos para mais de 20 idiomas, incluindo o ucraniano. O objetivo do MhGAP é melhorar o acesso aos serviços de saúde mental, atraindo pessoal não especializado – ou seja, pessoal não especializado. profissionais de saúde da atenção primária: médicos de família, terapeutas, pediatras, enfermeiros, enfermeiros, paramédicos.

«Não há necessidade de explicar que a saúde mental do nosso povo – esta é a mesma sustentabilidade, a sustentabilidade ucraniana, que, por um lado, se tornou uma lenda, e por outro – – ela mesma precisa ser apoiada o tempo todo. Pois tudo depende disso, – observa a primeira-dama Elena Zelenskaya.

O médico de família não substituirá de forma alguma o psicólogo, psicoterapeuta ou psiquiatra, mas poderá prestar assistência ao paciente se necessário. redirecione para um especialista.

Cuide da sua saúde mental – fale com o seu médico de família

Mesmo que o seu médico de família não tenha recebido treinamento mhGAP, você ainda pode contatá-lo. Sem o treinamento adequado para fornecer suporte de saúde mental, ele ou ela poderá encontrar um especialista no sistema que possa ajudá-lo.

Você pode discutir as seguintes condições com seu médico de família: distúrbios do sono, longa duração. -perda de apetite, ansiedade, pensamentos obsessivos de que algo ruim pode acontecer.

Vale ressaltar que este serviço de saúde mental é totalmente gratuito, pois é prestado no âmbito do Programa de Garantia Médica. Mais de 850 instituições de cuidados de saúde primários já têm um contrato correspondente com o Serviço Nacional de Saúde da Ucrânia para 2024.

Pode ver a lista e encontrar a mais próxima de si no mapa interactivo. Os operadores da linha direta irão ajudá-lo a encontrar dados semelhantes. NSZU – para fazer isso, você precisa ligar para 16-77.

Ajuda: criação de um serviço gratuito de apoio à saúde mental – estou no nível “primário” é uma resposta estratégica do Estado ao aumento das necessidades correspondentes entre os ucranianos.

A integração dos serviços de saúde nas instituições de cuidados de saúde primários (CSP) é uma componente do projecto prioritário. do Ministério da Saúde no âmbito do programa de saúde mental ucraniano “Você” como?” – iniciativas da primeira-dama Elena Zelenskaya. O apoio à comunicação é implementado com o apoio da OMS, do Governo do Canadá e do Corpo Médico Internacional.

Campanha de comunicação “Como vai você?” O Programa de Saúde Mental Ucraniano está sendo implementado com o apoio do projeto da USAID “Desenvolvimento de um Sistema de Saúde Pública Sustentável”, que é executado pela organização do Pacto.

Fonte: MS

Fonte: MS

* A opinião do autor pode não coincidir com a posição da agência

www.ukrinform.ua

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *