A Apple sofreu um dos maiores golpes financeiros de sua história, com sua capitalização de mercado reduzida em mais de US$ 250 bilhões em apenas um dia. O motivo para isso foi uma queda acentuada de 8,5% nas ações após a introdução de novas tarifas pelo governo Donald Trump. Isto foi relatado pelo IZ com referência ao Financial Times.

Segundo a publicação, a nova política tarifária do ex-presidente americano visa reduzir as importações da Ásia e tem impacto direto na cadeia de suprimentos global da Apple. Em particular, as taxas afetaram os principais centros de fabricação da empresa em Taiwan, Índia e Vietnã — países onde a maioria dos iPhones, iPads, Macs e acessórios para eles são montados.

Apesar das repetidas tentativas do CEO da Apple, Tim Cook, de estabelecer contatos pessoais com Trump e fortalecer a posição da empresa em Washington, a Apple se viu entre as principais vítimas. Segundo analistas, as novas tarifas forçam a empresa a escolher entre duas opções desfavoráveis: ou aumentar os preços de seus produtos ou reduzir a receita em dezenas de bilhões de dólares.

Essa situação pode ter implicações de longo prazo para a Apple e o setor de tecnologia dos EUA, já que o aumento das barreiras comerciais limita a flexibilidade da fabricação global e prejudica a confiança dos investidores no mercado.

Vale ressaltar que, no contexto das mudanças econômicas globais, a Comissão Europeia também anunciou sua intenção de rever o futuro status dos ucranianos na União Europeia.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *