Golpistas do Telegram encontraram uma nova maneira de enganar usuários distribuindo “círculos” falsos, se passando por conhecidos e amigos. Os fraudadores usam mensagens de vídeo falsas para extorquir dinheiro ou distribuir links de phishing.
Isso foi relatado pela URA-Inform, citando o canal Telegram do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia.
Os invasores usam o método de hackear contas para criar diálogos falsos. Eles editam um vídeo no qual você supostamente pede dinheiro ou dá outras instruções pessoais. Esses “círculos” são enviados para seus amigos e conhecidos, o que torna a fraude ainda mais convincente.
“Fraudadores postam vídeos falsos para enganar usuários e obter acesso a dados pessoais ou dinheiro”, alertou o Ministério do Interior.
Anteriormente escrevemos sobre quais coisas são perigosas para guardar perto de um smartphone ?
Para não cair em uma armadilha, você precisa seguir algumas regras simples. Se você receber uma mensagem suspeita, não tenha pressa em responder. Verifique as informações pedindo para a pessoa entrar em contato com você por meio de outro mensageiro ou ligar para você por telefone. Também vale a pena habilitar a autenticação de dois fatores nas configurações do Telegram para proteção adicional da sua conta.
No passado, relatamos por que um smartphone pode desligar sozinho?