Todos os anos, os ucranianos mudam o horário duas vezes – alternando entre o horário de verão e o de inverno. No entanto, em 2025, essa tradição pode mudar, porque a Verkhovna Rada aprovou um projeto de lei abolindo a mudança sazonal de relógios. O IZ escreve sobre isso com referência ao material da TSN.
Contente
- História das mudanças de relógio
- Os ucranianos mudarão seus relógios em 2025?
- Data do horário de verão 2025
- Por que eles trocam os ponteiros do relógio?
Desde a década de 1980, os ucranianos mudam seu fuso horário duas vezes por ano, alternando para o horário de verão e o de inverno.
História das mudanças de relógio
A ideia de mudança sazonal de horário foi proposta pela primeira vez em 1784 por Benjamin Franklin, então embaixador dos EUA na França. Seu objetivo era salvar as velas. Mais tarde, o ativista britânico William Willett tentou implementar essa ideia, mas sem sucesso.
O primeiro país a implementar oficialmente o horário de verão foi a Alemanha, em 1916. Isso foi feito devido à falta de recursos durante a Primeira Guerra Mundial. Essa prática foi posteriormente adotada pelos Estados Unidos e mais de 100 outros países.
Na Ucrânia, a primeira vez que os relógios foram trocados foi em 16 de fevereiro de 1918, durante a República Popular da Ucrânia, quando o Horário da Europa Central foi introduzido. A transição sazonal regular nos territórios ucranianos começou em 1981, quando o país ainda fazia parte da URSS. Após a conquista da independência, a mudança de relógio foi oficialmente estabelecida pela Resolução do Gabinete de Ministros da Ucrânia datada de 13 de maio de 1996.
Os ucranianos mudarão seus relógios em 2025?
Em agosto de 2024, a Verkhovna Rada aprovou o projeto de lei nº 4201, iniciado por Ruslan Stefanchuk. O documento prevê a abolição das mudanças sazonais de relógio e o estabelecimento do horário de inverno permanente. No entanto, para entrar em vigor, a lei precisa da assinatura do presidente Volodymyr Zelensky. Se este documento não for assinado até o final de março de 2025, os ucranianos mudarão para o horário de verão, seguindo sua prática habitual: adiantar seus relógios em uma hora.
Vale ressaltar que atualmente o horário de verão é usado em aproximadamente 60 países ao redor do mundo, enquanto 140 países nunca implementaram essa prática ou já a abandonaram.
Data do horário de verão 2025
De acordo com as regras atuais, a transição para o horário de verão ocorre no último domingo do primeiro mês da primavera. Em 2025, será 30 de março às 3:00 da manhã , quando os relógios precisarão ser adiantados uma hora.
Por que eles trocam os ponteiros do relógio?
Acredita-se que a transição para o horário de verão e inverno ajuda a usar as horas de luz do dia de forma mais eficiente ao longo do ano. Isso permite otimizar o horário de trabalho de acordo com a iluminação, reduzir os custos de aquecimento e economizar energia elétrica necessária para a iluminação do local.
A maioria dos dispositivos eletrônicos modernos, como smartwatches, smartphones, computadores, laptops e tablets, ajustam a hora automaticamente. No entanto, relógios mecânicos e celulares usados terão que ser convertidos manualmente.
Como lembrete, escrevemos anteriormente: Tempestades magnéticas em março de 2025: quando esperá-las?