Na Ucrânia, é uma prática bastante comum que proprietários de carros transfiram seus carros para outras pessoas para uso sem perder seus direitos de propriedade.
Isto foi relatado pela URA-Inform com referência ao Ministério do Interior.
No entanto, há casos em que câmeras de trânsito registram infrações, e surge uma pergunta natural: quem será responsabilizado?
O Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia explica: a responsabilidade pela violação das regras de trânsito não é do proprietário do carro, mas da pessoa que estava dirigindo no momento da violação. Isto também se aplica às multas.
“Por exemplo, o proprietário vendeu o carro, mas sem registrar oficialmente a compra e venda, ou simplesmente o cedeu temporariamente a um amigo para uso. Depois de algum tempo, ele começa a receber notificações de multas por infrações que não cometeu”, enfatiza o Ministério do Interior.
Para evitar tais mal-entendidos, o departamento aconselha designar um usuário adequado para o veículo com antecedência ou, como dizem os motoristas, “compartilhar” o carro.
Quem é o usuário adequado?
Trata-se de um indivíduo que utiliza oficialmente um veículo que não lhe pertence. É essa pessoa que será considerada responsável por todas as infrações de trânsito registradas por câmeras ou pela polícia.
Como registrar um usuário adequado
A consulta pode ser feita:
- através de qualquer posto de atendimento do Ministério do Interior;
- on-line – no “Escritório do Motorista”;
- usando o aplicativo “Diya”.
Para enviar uma solicitação on-line, o proprietário do carro deve ter um certificado de registro eletrônico e o futuro usuário deve ter uma carteira de motorista válida da categoria exigida. O formulário deve incluir os endereços de e-mail e números de telefone de ambas as partes, bem como o Número de Identificação Fiscal (NIF) do motorista designado.
Os documentos são assinados remotamente usando assinaturas eletrônicas. No aplicativo “Diia” você deve ter:
- certificado de registro do carro;
- carteira de motorista;
- passaporte (nacional ou internacional);
- acesso autorizado.
Após a aprovação do pedido, uma cópia eletrônica do certificado de registro do veículo aparecerá nos documentos digitais do usuário relevante. A duração do contrato de compartilhamento é determinada pelas partes de forma independente e pode ser rescindido a qualquer momento – tanto pelo proprietário quanto pelo motorista.
Instruções detalhadas passo a passo podem ser encontradas no site oficial do Centro de Serviços Principal do Ministério de Assuntos Internos da Ucrânia, na seção “Serviços”.
Ao mesmo tempo, os dados da pesquisa do KIIS mostraram onde os ucranianos são mais frequentemente solicitados a pagar propina.