Os médicos concentram-se na necessidade de uma abordagem razoável ao uso de medicamentos do kit de primeiros socorros, uma vez que o uso prolongado e descontrolado pode levar a graves consequências para a saúde.
URA- Informe relata isso com link para o canal de telegrama “Médico no seu bolso”.
Analgésicos: Analgin, ibuprofeno, paracetamol
Esses medicamentos estão entre os mais populares para o alívio da dor. Eles são usados ativamente para dores de cabeça, enxaquecas, dores de dente e febre. No entanto, o uso regular acarreta uma série de riscos:
- danos à mucosa gástrica: o uso prolongado de analgésicos pode causar gastrite crônica, que se manifesta por dor abdominal, azia e distúrbios digestivos.
- ameaça de efeitos tóxicos no fígado e nos rins: alguns analgésicos, especialmente quando a dosagem é excedida, podem causar danos tóxicos ao fígado e aos rins, reduzindo sua funcionalidade.
Gotas vasoconstritoras e sprays nasais
Drogas aparentemente inofensivas para aliviar a congestão nasal durante resfriados também podem ser perigo:
- dores de cabeça e tonturas: os componentes vasoconstritores levam ao espasmo dos vasos cerebrais, o que pode causar sintomas desagradáveis, como sensação de fraqueza, tontura e até dificuldade de concentração.
- desenvolvimento de rinite medicamentosa: ao usar colírios por mais de 5 dias, ocorre o vício, devido ao qual a mucosa nasal deixa de lidar sozinha com a inflamação. Isso pode levar à congestão nasal crônica, que requer intervenção médica mais séria.
Diuréticos
Os diuréticos são usados para aliviar o inchaço, bem como para doenças do sistema cardiovascular. No entanto, o seu uso descontrolado também pode ser perigoso:
fraqueza e arritmia: a falta de potássio leva a uma diminuição geral do tónus muscular, dores nos membros e perturbações do ritmo cardíaco, que podem provocar complicações mais graves, incluindo insuficiência cardíaca.
Também surgiram informações sobre como limpar os vasos sanguíneos e eliminar o colesterol usando alho.