O Ministério da Saúde da Ucrânia anunciou mudanças importantes no Calendário de Vacinação Preventiva, que serão introduzidas a partir de 2026. Elas já passaram por discussão pública e receberam aprovação das autoridades relevantes, escreve o IZ. A expectativa é que as inovações sejam publicadas oficialmente após a conclusão do procedimento de registro no Ministério da Justiça.
Uma das mudanças mais significativas é a inclusão da vacinação obrigatória contra o vírus do papiloma humano (HPV) para meninas de 12 a 13 anos no Calendário. A vacinação será gratuita e realizada com recursos do orçamento do estado. Considerando que a vacinação contra o HPV já faz parte do programa obrigatório na maioria dos países europeus, esta medida visa aumentar a eficácia da imunização na Ucrânia.
Também é proposta a alteração do esquema de vacinação contra a hepatite viral B. De acordo com as novas recomendações , as vacinações serão realizadas de acordo com o esquema de 2-4-6-18 meses , o que permitirá o uso de vacinas combinadas que protegerão contra várias infecções ao mesmo tempo, reduzindo o número de injeções e consultas médicas.
Outra mudança diz respeito ao calendário de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola (SCR). A segunda vacinação será dada às crianças aos 4 anos em vez de 6 , o que permitirá que elas sejam protegidas dessas doenças perigosas mais rapidamente.
Também está prevista a alteração do calendário de vacinação com BCG, que protege contra a tuberculose. Agora eles planejam fazer isso 24 horas após o nascimento, e não no 3º ou 5º dia . Além disso, crianças menores de 9 meses serão vacinadas com BCG sem teste prévio de tuberculose, caso não haja contato conhecido com indivíduos infectados.
Igor Kuzin, vice-ministro da Saúde da Ucrânia e médico sanitarista chefe do Estado, enfatizou que essas mudanças estão de acordo com os padrões europeus e ajudarão a reduzir o número de injeções e consultas médicas dos pais. Ele acrescentou que isso tornaria possível proteger as crianças de doenças infecciosas de forma mais eficaz desde cedo.
Gostaríamos de lembrar que escrevemos anteriormente sobre a melhor idade para dar à luz uma criança.