Este ano, a Ucrânia espera um verão anormalmente quente, que será acompanhado por sérios desafios ambientais e climáticos. Conforme relatado pela publicação Obozrevatel, espera-se que as altas temperaturas do ar e a seca hidrológica levem ao aumento do risco de incêndios nos ecossistemas, o que, por sua vez, piorará a situação no país, escreve o IZ.

Já existem sinais de processos perigosos que podem se manifestar em um futuro próximo. De acordo com Vera Balabukh, chefe do departamento de meteorologia aplicada e climatologia do Instituto Hidrometeorológico Ucraniano da Academia Nacional de Ciências da Ucrânia, a secagem de reservatórios e a diminuição do nível das águas subterrâneas na Ucrânia criam as condições prévias para o início de incêndios.

A situação será especialmente crítica nas regiões sul e norte do país, incluindo Polesie, onde antes havia excesso de umidade. O desaparecimento de pequenos rios e a secagem de poços só agravam o problema.

Além disso, nas regiões de Nikolaev e Kherson há uma deterioração na qualidade da água, e sua disponibilidade está se tornando um problema sério para a população. O abastecimento de água está se tornando um desafio estratégico para o governo.

A chefe do departamento de previsão meteorológica do Centro Hidrometeorológico Ucraniano, Natalia Golenya, observou que com um aumento na temperatura acima de +20…+25°C, processos climáticos intensos se tornarão mais frequentes. O movimento de frentes atmosféricas acompanhado de trovoadas, granizo e rajadas aumentará a probabilidade de tais eventos. As mudanças climáticas também estão contribuindo para ocorrências mais frequentes de eventos climáticos severos. O ar quente do verão será cada vez mais substituído por frentes frias, o que causará inúmeros cataclismos climáticos.

Anteriormente escrevemos que os meteorologistas divulgaram previsões do tempo para abril.

Fonte de informação

By Jake

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *